Ícone do site Wordpress Site

Sinfônica se une a instrumentistas e cantores chineses em concerto especial

A Orquestra Sinfônica de Campinas se une a instrumentistas e cantores chineses para uma apresentação no dia 17 de agosto, sábado, às 20h, no Teatro Castro Mendes.

(Foto: Divulgação)

Com repertorio de músicas brasileiras e chinesas, a apresentação, inédita no Brasil, será realizada em comemoração às relações Brasil-China. A entrada é gratuita, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível.

A apresentação vai comemorar duas datas importantes celebradas em 15 de agosto referentes à conexão entre os dois países: 45 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China e o Dia do Imigrante Chinês, comemorado em Campinas por meio de lei municipal de 2018. O concerto também será uma homenagem ao Aniversário de 70 anos da fundação da República Popular da China, celebrado em 1º de outubro.

O Brasil tem atualmente entre 250 mil e 300 mil chineses e descendentes, de acordo com os dados de 2012 da Associação Chinesa do Brasil e do Consultado Chinês de São Paulo. Destes, 180 mil estão no Estado de São Paulo. Em Campinas, vivem cerca de 250 famílias chinesas.

O concerto é uma realização do Centro Cultural da Ásia em São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Cultura, e conta com o apoio do Consulado Geral da China em São Paulo.

O Centro Cultural ressalta que esse formato de apresentação, unindo instrumentos tradicionais da China e uma orquestra sinfônica, acontecerá pela primeira vez no Brasil.

Na abertura deste encontro especial, a Orquestra Sinfônica interpreta os hinos nacionais da República Popular da China e do Brasil. Sob a regência do maestro titular da Orquestra Sinfônica de Campinas, Victor Hugo Toro, a apresentação terá início logo em seguida com um repertorio internacional, contendo obras dos compositores chineses Zheng Lu & Ma Hongye (“Boas novas de Pequim para a fronteira”), He Zhanhao & Chen Gang (“Liang Shanbo e Zhu Yingtai”), Wang Luobin (“Naquele lugar distante”) e Bao Yuankai (“Melodia do Bambu Roxo”), e também do poeta escocês Robert Burns (“Amizade para Sempre”).   

O programa terá também obras do maestro e compositor Cyro Pereira – “Gonzaguiana – Fantasia sobre temas de Luiz Gonzaga”, “Caymminiana”, coletânea de músicas de Dorival Caymmi, e “Só Sambas”, um pout pourri de sambas conhecidos com arranjos do maestro.

O grupo convidado será composto por 15 músicos chineses que moram no Brasil e tocarão instrumentos típicos da China, como erhu, pipa, sheng, yangqin, guzheng e dizi. Na primeira parte do concerto, os artistas chineses apresentarão canções de seu país de origem e tocarão, com seus tradicionais instrumentos, músicas do Brasil e da China. Na sequência acontece a performance da Orquestra Sinfônica de Campinas que também interpreta músicas dos dois países, além de apresentar uma obra acompanhada do instrumento erhu e de cantores chineses.  

Antes da apresentação, o Teatro Castro Mendes abre suas portas, a partir das 18h, para uma exposição fotográfica com imagens dos 45 anos da relação bilateral entre Brasil e China. 

Os alimentos arrecadados na entrada serão destinados ao Banco Municipal de Alimentos de Campinas, que atende 120 entidades assistenciais cadastradas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile