No novo vazamento do The Intercept Brasil com a Folha de S. Paulo, divulgado neste domingo, 19 de agosto, o coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol, e seus colegas em Curitiba recorreram em diversas ocasiões a um informante dentro da Receita Federal para levantar o sigilo fiscal de cidadãos ligados ao ex-presidente Lula sem que a Justiça tivesse autorizado.

(foto de tela – the intercpt brasil + arte)

A reportagem de Paula Bianchi e Leandro Demori mostra que houve uma devassa em pessoas que de alguma forma estavam ligadas ao ex-presidente Lula, segundo os autores, por meio de ‘investigações clandestinas’. Até fogão e geladeira foram investigados para tentar incriminar Lula.

Veja esse trecho:

Em 6 de setembro de 2016, o procurador Athayde Ribeiro Costa informou aos colegas no grupo 3Plex que pediu a Leonel para averiguar se os seguranças de Lula tinham adquirido uma geladeira e um fogão, dois anos antes, para equipar o triplex que a empreiteira OAS diz ter reformado para o petista no Guarujá. Costa enviou ao auditor sem autorização judicial, os nomes de oito seguranças que trabalhavam para o ex-presidente, além do nome de duas lojas.

Para obter os dados sigilosos, revela a reportagem, os procuradores recorreram ao auditor fiscal Roberto Leonel, que chefiava a área de inteligência da Receita em Curitiba, onde trabalhava. “Leonel é hoje presidente do Coaf e foi levado ao governo de Jair Bolsonaro por Sergio Moro. A relação entre Leonel e a força-tarefa era tão próxima que eles pediram para o auditor informações sigilosas de contribuintes até mesmo para verificar hipóteses sem indícios mínimos. A Lava Jato, como o Intercept mostrou em parceria com o El País, já se movimentou contra seus inimigos declarados motivada apenas por boatos“, anotaram.

No twitter, o cientista político Antonio Carlos Almeida anotou: “Uma devassa de todos os parentes de Lula, devassa ilegal, e não encontraram nada. Façam uma investigação legal dos parentes de Bolsonaro, aquele eleito para combater a corrupção”. https://t.co/XoHWyueisf.

Veja reportagem sobre os vazamentos no The Intercept Brasil.