.Por Luís Fernando Praga.
1- Jesus (nascido no Oriente Médio) era um barbudo moreno e baixinho, jamais um modelo da beleza ocidental, loiro e de olhos azuis. Isso não é um mero detalhe descritivo, isso é a dominação ideológica, uma prova incontestável do racismo alimentado pela elite branca e uma das mais importantes deturpações históricas, num mundo onde a religião exerce tanta influência social e política! Jesus foi preso, torturado e assassinado pelos poderes do estado, não por um vagabundo da rua, um traficante, um drogado ou trombadinha. Grande parte do povo se opôs e protestou contra o tratamento recebido por Jesus, contra sua prisão e contra seu assassinado, porém, a parte mais ignorante do povo, que era pobre e explorada, como Jesus, mas ignorava os planos daquele estado, aplaudia os desmandos, incitando à violência e à crueldade.
2- Lula não é um bandido, mas um grande líder humanitário mundial, que, em 2017, tornou-se prisioneiro político do golpe de estado promovido pela elite branca contra o avanço dos governos socialmente inclusivos; e isso não é um detalhe menor: Lula é o preso político mais importante do mundo hoje!
3- A culpa não é do PT e o PT não quebrou o País. O País está sendo quebrado pelo golpe, mas, enquanto houver um povo capaz de se mobilizar contra um poder antidemocrático, instituído via golpes, haverá, também, um povo capaz de reconstruir; e o País jamais estará quebrado de fato! Isso não é partidarismo, mas a simples associação de conhecimentos históricos disponíveis a todos, como: conhecer quais foram as forças políticas, econômicas e midiáticas que lançaram a ideia de que a culpa era do PT; ter conhecimento do áudio de Romero Jucá com Sérgio Machado, anunciando um grande acordo nacional com o supremo e com tudo; ter conhecimento dos vazamentos do “The Intercept” que demonstram, cabalmente, quem é Sérgio Moro, quem é Deltan Dallagnol e como se deu a atuação partidarizada da Lava Jato, num conluio entre juízes, procuradores, mídia e políticos golpistas, sempre contra o povo, jamais contra a corrupção.
4- O PT não está morto e acabado. O PT tem a maior bancada parlamentar do Brasil, está presente em 256 prefeituras e governa 4 estados brasileiros (mais que qualquer outro partido). Os deputados e senadores petistas continuam ativos, aliados à esquerda progressista e votando, sistematicamente, em favor do povo, contra as reformas nefastas dos governos Temer e Bolsonaro. Isso é um fato concreto e em pleno andamento, que não pode ser deturpado!
5- A elite branca te quer ignorante e só te disponibilizará uma educação imbecilizante e subserviente, que te faça massa de manobra sempre que for preciso, que te torne uma presa fácil de golpes e fake news, que te torne um preconceituoso antes de te incentivar a conhecer os conceitos. Qualquer coisa além disso será fruto da luta de classes; e apenas dessa forma ocorrerão as reais conquistas do povo e, com elas, as reais conquistas sociais!
6- A justiça da elite branca consiste em superlotar presídios com gente preta, gente pobre e, ocasionalmente, com os ditos “Inimigos do Estado”, como era o caso de Jesus, entre outros… Mais que uma forma chula de tentar mostrar serviço, é uma forma de ampliar o preconceito racial e econômico na sociedade e, assim, ampliar a ignorância a respeito dos tentáculos da elite branca. Além disso, é uma forma de blindar essa elite do sanguinário sistema carcerário brasileiro. Qualquer um que possa pagar o melhor advogado (ou o melhor juiz) está livre desse sistema injusto e vingativo, enquanto gente que aguarda por um julgamento justo apodrece nos presídios, muitas vezes, sem culpa alguma.
7- O golpe do Estado contra a classe média brasileira ressurgiu em 2016, mas as populações negras, indígenas e desvalidas sofrem desse mesmo golpe, desde que o Brasil começou a ser colonizado! É essa a multidão de gente que precisa ser incluída e acolhida com o máximo carinho e a máxima reparação dos danos históricos, para que a sociedade brasileira comece a trilhar os passos da verdadeira justiça social! É a essa gente que o conhecimento, a dignidade e a igualdade de direitos precisa chegar! É essa a gente que a elite branca precisa manter excluída e demonizada pela ignorância da classe média!
8- A elite branca nunca foi cristã! Ela é sanguinária e belicosa, dominadora de povos, controladora de rebanhos, hipócrita, gananciosa, manipuladora, calculista, sonsa e desumana! Ela é o João Dória, ela é a família Marinho, ela é João Amoedo, ela é Aécio Neves, ela é Jorge Paulo Lemann, ela é Fernando Henrique Cardoso, ela manda em Donald Trump e em Jair Bolsonaro. Ela também é gente de quem eu jamais saberei os nomes, porque não está em seus planos se mostrar ao povo a quem ela explora. Ela são os banqueiros do mundo, as mega corporações mega sonegadoras e mega devastadoras ambientais, ela é aquele 1% que detém 90% da riqueza mundial, ela é a parte capaz de comprar juízes, deputados e senadores para adquirir o Pré-sal de graça! Ela é opressora do amor! Ela é anticristo!
P.S. – Apesar de tudo isso, não serão o ódio e a vingança que nos libertarão, mas a simples insubmissão. Nós não devemos mais trabalhar para sustentar essa elite; devemos trabalhar pela dignidade humana, pela preservação da Natureza, pelo fim da cultura do ódio, pelo aprimoramento científico, por minimizarmos nossas ignorâncias, pelas liberdades individuais, por nossa autonomia em relação à elite, pela justiça e inclusão sociais. Dessa forma estaremos realizando o melhor para cada um de nós e, ao mesmo tempo, para todos nós!
Belo texto! Parabéns!
Obrigado, Marcos! Abraço! Luta sempre!
Parabéns, inclusive pela marionete, na ilustração. Que propriedade de escolha!
Crônica séria, didática o quanto possível… e bem fundamentada: convincente para os que AINDA TÊM CÉREBRO E CAPACIDADE DE ACORDAR, pensando. Cumprimento o cronista em nome dos leitores habituais, os já (e/ou sempre) despertos: os não alienados. Oxalá, na LUTA necessária, vençam: a Solidariedade, a Grandeza de Caráter, o Espírito Crítico, a Coragem, a Sabedoria, a União e o Amor.
Obrigado! És, também, uma lutadora da boa luta! Não nos calemos!
O artigo é rápido, fácil e objetivo. Parabéns!!! A elite consegue fetichizar a realidade e com isso seu domínio. Como fazer para transformar a alienação em conscientização. Construímos várias ferramentas que começaram a produzir transformações, mas nossos líderes também caíram na armadilha do fetiche. E o poder que era um meio virou fim nele mesmo. A história mostra que mudanças ocorrem e a sociedade muda, mas esse domínio da elite sempre caminha junto. Por vezes mais, outras vezes menos. Revoluções mudam para continuar tudo igual, como diz o célebre personagem do livro/filme “O leopardo”. Entre os regimes, parce que melhor, com ressalvas, estão as países social-democratas nórdicos. Será?
Muito obrigado, Tomaz! Diante da violenta retaliação da elite (este novo golpe, incrementado de tantas novas maldades) a uma discreta ameaça de se disponibilizar educação, informação de qualidade e dignidade ao povo, eu creio que sim, o impacto da “revolução” educacional e das políticas de bem estar social promovidas pelos países nórdicos terá um impacto transformador e positivo no mundo, maior do que podemos imaginar hoje. Se as boas políticas irradiam suas conquistas pelo Planeta, por outro lado, o conservadorismo, a resistência aos novos tempos e o apego ao poder pelo poder exercem sua natural resistência, sem limites para a deturpação dos fatos e para o descaso com as vidas humanas e a Natureza. O tempo do indivíduo é contado em segundos, o tempo da espécie humana é contado em gerações. Garantir, cada vez mais e mais, a liberdade de pensamento aos indivíduos é o que nos reforçará a necessidade da empatia humana e transformará as futuras gerações e o futuro da espécie. Estamos vivendo a História com o raro privilégio da troca rápida de informações que, mesmo que de forma limitada, possibilita que a verdade dos fatos chegue rapidamente a muitos. A sensação é a de se nadar contra a corrente, mas, creio que, devagar, estamos indo pra frente. Grande abraço! Não à inação!