No próximo domingo 04 de agosto, a partir das 17h, será gravado e transmitido ao vivo pela internet o primeiro episódio do Programa de Auditório dos Pontos de Cultura de Campinas, o Batida de Ponto, que, nessa temporada, inicia com o episódio que traz como tema Cultura Viva LGBTI+; no Espaço Terraço Garatuja, sede do Coletivo Passarinha. 

A ativista Lúcia Castro, lésbica, jongueira, religiosa de matriz africana, fundadora do Coletivo Aos Brados Campinas/Mulheres Negras do Interior apresentará o programa acompanhada das convidadas Bianca Lúcia e Flávia Tamiris (Jongo Dito Ribeiro), Luna Ákira (Cultura Trans e Vogue), Jaqueline Ramirez (arte, cultura e militância Drag); Pamella Villanova (atriz, Drag King Palestrante) e Marília Corrêa, cantora e compositora, como atração musical.

“Esse programa é um importante canal de visibilidade das pautas dos movimentos LGBTI+ e das mulheres negras em sua potência artística e cultural.” afirma Lúcia Castro apresentadora do programa.

O público poderá participar tanto no Espaço do Terraço Garatuja, que se transformará em um estúdio de TV, quanto pela Internet e conferir apresentações artísticas e culturais, entrevistas, participações e falas que traçam uma relação entre a arte LGBTI+, cultura da diversidade e as culturas tradicionais e de matriz africana.   

“Ficamos muito felizes em receber esse primeiro episódio da nova temporada do Batida de Ponto, pois nosso espaço tem como valor a visibilidade da diversidade cultural”, destaca Pamella Villanova, gestora do Terraço Garatuja e integrante do Coletivo Interdisciplinar Passarinha. 

Produzido pela Rede dos Pontos de Cultura de Campinas, Pontão de Cultura Areté,  Ponto de Cultura NINA, Terraço Garatuja, Coletivo Socializando Saberes e TV Comunitária Cidade Livre – Rio Claro, o programa de auditório é realizado e transmitido ao vivo em formato WEBTV, pelo site socializandosaberes.net.br . Desde sua primeira edição, em 2013, traz ao público pautas, histórias, saberes e fazeres dos Pontos de Cultura.

Nessa temporada serão gravados sete programas até outubro. Além da estréia com a temática Cultura Viva LGBTI+, serão abordados os temas da Cultura do Brincar, do Patrimônio Imaterial em Campinas, da Ancestralidade e Comunicação, das Culturas Indígenas, Territórios Culturais e da História dos Pontos de Cultura em Campinas.

“Essa série só é possível graças à articulação em rede das potências dos Pontos de Cultura e coletivos da cidade que juntos vão envolver mais de cem profissionais na produção dos sete programas desta temporada”, explica Everaldo Cândido, produtor da série Batida de Ponto. 

Essa atividade integra as ações do Pontão de Cultura Areté com apoio do Ministério da Cidadania e Secretaria Municipal da Cultura de Campinas.(Carta Campinas com informações de divulgação)

Programa de WEBTV Batida de Ponto – Cultura Viva LGBTI+

Dia 04 de agosto

Horário: 17h

Local: Espaço Garatuja Endereço: Rua São Miguel Arcanjo, 1539; Jd. Nova Europa; Campinas

Transmissão ao vivo na internet no facebook.com/culturavivacampinas e socializandosaberes.net.br