A exposição fotográfica “Imagens e Expressões” poderá ser vista na Galeria de Artes do CIS-Guanabara no período de 15 de agosto a 1 de setembro. A abertura ocorre dia 14 de agosto, das 17h às 21h.

Seis fotógrafos oriundos de um curso ministrado pelos artistas visuais Isabela Senatore e Danilo Garcia percorreram durante dois meses diferentes espaços que integram o cotidiano de uma grande cidade.

Aspectos da arquitetura e da economia popular, flagrantes que configuram crítica social, retratos que vão além da expressão do fotografado e gestos que revelam sentimentos são o resultado da exposição fotográfica.

Segundo Isabela e Danilo, que assinam a curadoria da mostra, os expositores foram desafiados a finalizar suas fotografias usando diferentes suportes de apresentação e que não fosse apenas o tradicional papel fotográfico colocado na moldura com vidro.  

Dessa maneira, o espectador poderá observar os diferentes temas – cada fotógrafo teve autonomia para definir seu caminho – de diversas maneiras. Back-lights, panorâmicas e cubos montados estão entre as formas de expressão dos expositores Ana Friedlander, Cinthia Picelli, Damaris Mortari, Selena Pelegrini, Renato Monteiro e Malu Coimbra.

O curador da mostra, Danilo Garcia, é doutorando em Artes Visuais na Unicamp. É mestre em Práticas e Processos Criativos (2016), pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Durante a graduação obteve formações complementares e vivências no campo da museologia, montagens de exposição e práticas curatoriais de arte, atuando, sobretudo, na área de processos criativos como instalações, escultura, fundamentos tridimensionais, desenho e fotografia.  

A curadora Isabela Senatore formou-se em fotografia em 2001 pelo The Art Institute of Boston at Lesley University. Em 2000, foi selecionada para o programa de estágio na Magnum Photos, cidade de Nova York. Em 2014 publicou sua primeira monografia, intitulada Devoção, que ganhou dois prêmios internacionais. Em 2016 fez três curadorias de exposições fotográficas para programação de arte contemporânea no centro cultural Patrícia Galvão, em Santos. Atualmente, é fotógrafa oficial do Guerreiros sem Armas, na cidade de Santos.

No CIS-Guanabara, a mostra, com a coordenação da agente cultural Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local). A exposição pode ser vista na Galeria, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados e domingos das 09h às 17h. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição fotográfica “Imagens e Expressões”

Período do evento: 14/08/2019 a 01/09/2019

Mais informações, acesse: http://www.cisguanabara.unicamp.br/