.Por Roberto Ravagnani.

Poucos acredito que saibam que agosto é o mês do voluntariado nacional (brasileiro), dia 28 de agosto é o dia nacional brasileiro do voluntariado.

Temos o que comemorar? Sim temos e muito.

(imagem: geralt – pl)

Por menos crescimento que possamos ter conseguido nos últimos anos, temos conseguido manter um percentual bom de voluntários no Brasil, eu acredito que podemos muito mais, mas nunca devemos desprezar o que conseguimos até hoje com pouco apoio de diversos órgãos que poderiam fazer muito mais pela cultura do voluntariado.

Cada um de nós pode fazer muito mais por esta cultura em qualquer parte do mundo, onde estiver agora, por exemplo compartilhando em suas redes sociais textos e GIF’s sobre o voluntariado e experiencias de outras pessoas que prestam trabalho voluntario em algum lugar, isso ajuda a difundir a causa e aumentar o interesse pelo assunto. Uma grande ajuda.

Isto você pode fazer em qualquer lugar mesmo sem praticar o voluntariado e sem conhecer o assunto profundamente, somente tendo o bom senso de divulgar pessoas e causas confiáveis com informações verídicas.

Com certeza na sua rede de relacionamento deve ter uma pessoa que faz algum tipo de trabalho voluntário que você possa divulgar suas ações e não para fazer esta pessoa aparecer mas com o objetivo de difundir a causa para que mais pessoas possam se engajar, de repente até mesmo você. Já pensou nisso?

Minha coluna semanal não tem o objetivo de obrigar ninguém a ser voluntário, mas sim de informar, conscientizar sobre as possibilidades que este tipo de ação traz a nossas vidas, o ganho que traz em nossos relacionamentos e o quanto podemos aprender e nos desenvolver, simples assim uma atitude que vale um milhão, acho que alguem já disse isso, mas vale mesmo.

Então peço sua ajuda neste mês de agosto para transformar um assunto pouco usual em muito usual em suas redes sociais, certamente esta mensagem vai chegar a alguem que vai se interessar e “pimba”, temos mais um voluntário ajudando o mundo a melhorar um “tiquinho” e você pode ser o responsável. Estou orgulhoso de você. Obrigado.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial.