Em São Paulo – De 21 de agosto a 28 de outubro de 2019, poderá ser vista no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), de São Paulo, a exposição “Man Ray em Paris”.

Man Ray, Les larmes (As lágrimas), 1932 Tiragem moderna © Man Ray, 2015

Esta retrospectiva, apresentada pela primeira vez no Brasil, abrange a imensa e multiforme obra de Man Ray. Conhecido principalmente por sua fotografia, mas também criador de objetos, realizador de filmes e faz-tudo genial, Man Ray chega a Paris em 1921, onde permanece até a Segunda Guerra Mundial e para onde retorna definitivamente em 1951. Foi nessa cidade que sua arte original se desenvolveu e mais repercutiu.

Esta exposição elucida, por meio de quase 250 obras, a lenta maturação de Man Ray, bem como apresenta um panorama completo de sua criatividade. Das primeiras obras dadaístas ao retrato e à paisagem, da moda às imagens surrealistas, de seus trabalhos comerciais a uma seleção de seus objetos e filmes, e à sua vontade de revelar outra realidade, reúnem-se nesta exposição toda a complexidade e a riqueza do que ele nos legou.

No dia 21 de agosto, às 19h, a curadora Emmanuelle De l’ecotais conversa com o público sobre a trajetória de Man Ray, com entrada gratuita mediante retirada de senha a partir de 1 hora antes do início do evento. Sujeito à lotação. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Man Ray, Magnolia (1926) Epreuve gélatino argentique des années, 1960 © Man Ray 2015

Man Ray em Paris

Local: térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares

21 de agosto a 28 de outubro de 2019

Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita

Visitação com hora agendada: Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “Eventim” (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.