Em texto do New int Town de Portugal, Maria Salgueiro relata que já foram detetados mais de 72 mil fogos este ano na Amazônia, informação da agência de notícias britânica Reuters. Este número representa um aumento de 83% em relação a 2018 e é o mais elevado desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) começou a realizar registos oficiais.

(foto satélite terra – da nasa)

A reportagem relata ainda que as imagens de satélite captadas pelo INPE detectaram mais de nove mil fogos novos a deflagrar desde a passada quinta-feira, 15 de agosto. A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e considerada vital no combate ao aquecimento global. A fumaça dos incêndios é tão intensa que pode ser visto do espaço — e a prova está nas fotografias captadas pela NASA a 11 e 13 de agosto.

(imagem ilustrativa – skeeze – pl)

Os estados de Rondônia, Pará, Amazonas e Mato Grosso são atingidos pelos fogos na imagem. Fotógrafos já registram animais queimados pelo fogo que se alastra. Na semana passada, foi declarado o estado de emergência no estado de Amazonas, o mais afetado pelas chamas. (Do Nit/Carta Campinas)