Os moradores da cidade de São Paulo e de cidades próximas como Campinas se depararam nesta segunda-feira, 19, com “o dia virando noite”, por volta das 15h30. O fenômeno, que viralizou nas redes sociais, tem relação com as queimadas realizadas nas regiões Centro Oeste e Norte do Brasil. Em São Paulo, o fenômeno foi mais intenso e o dia virou noite no meio da tarde. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, queimadas no em em Rondônica, Acre e até Paraguai também contribuíram.

(foto Jorge Araujo /FotosPublicas)

Veja o twiter da repórter da CBN e Metsul:

o marcelo pinheiro, da @climatempo, nos explicou essa escuridão #NoArNaCBN: nuvem cumulonimbus bem carregadas + queimadas no mato grosso e mato grosso do sul cuja fumaça o vento trouxe para sp. parabéns aos envolvidos.

— Tatiana Vasconcellos (@tavasconcellos) August 19, 2019

IMAGEM | De manhã informamos que a fumaça avançava pra São Paulo. O céu é o principal assunto na capital paulista nesta tarde. Nuvens de uma frente fria e a fumaça das queimadas e incêndios deixam a capital paulista assim. Imagem via @moisselle. pic.twitter.com/nIOSmhcM5P — MetSul.com (@metsul) August 19, 2019

🔥💨 A projeção é que a pluma de fumaça atue hoje no fim do dia e durante a terça-feira com mais força no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e estado de São Paulo. pic.twitter.com/zo4AHOsRku — MetSul.com (@metsul) August 19, 2019 (do 247/Carta Campinas)