No próximo domingo, 25 de agosto, às 19h, será apresentado no teatro Castro Mendes, em Campinas, o espetáculo “Van Gogh por Gauguin”, escrito por Thelma Guedes, com direção de Roberto Lage.

(Foto: Divulgação)

De outubro a dezembro de 1888, na pequena Arles, na França, dá-se um encontro explosivo entre aqueles que viriam a ser considerados como dois dos grandes artistas da história da humanidade: o holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) e o francês Paul Gauguin (1848-1903). É em torno deste episódio que gira o espetáculo “Van Gogh por Gauguin”.

Como não se trata de um espetáculo biográfico, mas de um encontro ficcional entre os artistas, vividos por Alex Morenno e Augusto Zacchi, a direção priorizou o trabalho de interpretação para criar um universo cênico que remeta aos padrões cromáticos dos dois pintores, levando o espectador a refletir sobre o que levou essa grande amizade a um trágico fim.   

Em um período de apenas dois meses, em que eles dividem a pequena Casa Amarela, em Arles, na isolada região rural francesa, vivendo e pintando juntos, as profundas diferenças de temperamento e de visão artística provocam embates, muitas vezes violentos, culminando no famoso e terrível desfecho no qual, após uma forte discussão, Paul decide partir de volta a Paris e Vincent reage, intempestivamente, decepando a própria orelha.   

Em 1890, Van Gogh tenta suicídio com um tiro na barriga, que o levaria à morte no dia seguinte. Gauguin, por sua vez, em 1891, depois de uma bem sucedida exposição, realiza o sonho de ir morar no Taiti. Lá, produz vigorosamente até que, abatido por uma sífilis não diagnosticada, vai sendo excluído da sociedade e abandonado pelos seus.

“A intenção é trazer para cena um Van Gogh espectral, fruto do inconsciente delirante de Gauguin que, sofrendo com as consequências da sífilis, acredita estar morrendo”, comenta o diretor Roberto Lage.   

Para o ator Alex Morenno, “tem sido um aprendizado poderoso tanto como ator ou mesmo como homem poder dar a minha versão de Vincent Van Gogh no teatro. O Lage foi muito preciso na sua condução, me provocou até quando achei que não poderia mais aguentar, mas de maneira amorosa, querendo tirar de mim algo que nem eu mesmo conhecia. Nesse sentido Augusto Zacchi, meu parceiro de cena, também foi incansável, me ajudou muito na minha construção. Seguimos firmes procurando o melhor jogo possível. Tudo isso graças a esse texto tão lindo que a Thelma Guedes nos presenteou, com alma e poesia”.  

Após a exibição, os atores e o diretor convidarão o público para um bate-papo sobre o processo criativo da montagem. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo Van Gogh por Gauguin  

Quando: domingo, 25 de agosto, às 19h

Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas)

Telefone (19) 3272-9359. Gênero: Drama Duração: 75 minutos Classificação: 14 anos

Entrada gratuita