A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou um novo boletim epidemiológico de sarampo nesta quarta-feira, 21 de agosto, em que mostra que já são 19 casos confirmados no município desde o início do ano. No estado de SP, a epidemia de sarampo já tem 1.800 casos confirmados, sendo 73% na capital paulista.

(arquivo pmc )

Destes, 11 são em menores de um ano, seis são em crianças entre 1 ano e 4 anos e, dois, são em adultos de 20 a 34 anos. Ainda do total de 19 casos, quatro são de um surto numa creche no DIC 6 (informado no boletim epidemiológico de 22 de julho). Outros dois são de um surto familiar e referem-se a dois irmãos. Outras 13 ocorrências são de casos isolados em todas as regiões do município de Campinas. Não houve óbitos.  

Segundo a Prefeitura de Campinas, a Secretaria de Saúde adotou duas principais estratégias em relação ao sarampo. Uma delas é a vacinação de crianças de seis meses a menores de um ano de idade no município, desde o dia 8 de agosto. O município se antecipou à medida adotada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, quando estendeu a orientação a todo o território nacional.

Pessoas até 29 anos tomam duas doses da vacina. Dos 30 aos 59 anos, a recomendação é de uma dose. É importante que todas as pessoas que perderam a carteirinha de vacinação ou não têm registro das doses procurem o centro de saúde para atualizar o esquema vacinal. A vacina está disponível em todos os centros de saúde.   

A outra estratégia adotada pelo município é o bloqueio vacinal de todos que tiveram contato com casos suspeitos de sarampo. Essa ação é realizada indiscriminadamente, ou seja, independente da pessoa ter sido vacinada contra o sarampo antes ou não. (Com informações de divulgação)