No próximo dia 22 de julho, segunda-feira, às 19h, será apresentado no Auditório da Adunicamp (Associação de Docentes da Unicamp), o espetáculo teatral “Paulo Freire, o andarilho da utopia”.

(Foto: Valério Dalton/Divulgação)

Este foi um dos últimos escritos do mestre Paulo Freire antes de falecer em 02 de maio de 1997. Assustadoramente atual. Em tempos em que a educação pública corre o risco de ser drasticamente reduzida, lutar pela dignidade humana é fundamental. Isso é Paulo Freire mais vivo do que nunca! “Paulo Freire, o andarilho da utopia” é um monólogo teatral inspirado na trajetória e na obra do patrono da Educação Brasileira, que marca os 40 anos de atividade artística do ator e palhaço Richard Riguetti.

Foi a partir do legado que Paulo Freire deixou na mente e corações dos brasileiros, que Richard Riguetti (ator), Luiz Antônio Rocha (encenação) e Junio Santos (dramaturgia) decidiram levar a emocionante e inspiradora vida do educador para os palcos no espetáculo “Paulo Freire, o andarilho da utopia” – e lá também reproduzem a icônica entrevista de 97.

Após passagens pelo Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, o espetáculo, que já foi assistido por quase 5 mil pessoas, derrama no palco a trajetória e os causos de um dos mais notáveis pensadores da história da educação mundial. A peça propõe uma reflexão, mostrando a sociedade e o planeta em constante mudança através da ótica freiriana, misturando elementos das linguagens do teatro, do palhaço e do teatro de rua.

A encenação de Luiz Antônio Rocha (‘Frida Kahlo, a Deusa Tehuana’; ‘Brimas’ e ‘Zilda Arns, a dona dos lírios’) propõe uma estrutura narrativa que leva a um lugar de ideias e reflexão. Ele explica: “O brasileiro gosta de histórias. Gosta de pessoas que inventam, que abrem caminho, que enfrentam desafios, que são corajosas. O brasileiro está imerso em crenças fortes, em uma diversidade e cultura preciosas. Nossa brasilidade carrega paixão e acolhe arte antes mesmo de saber que é arte. Assim trazemos a presença iluminada de Paulo Freire através de uma dramaturgia que abarca formas brincantes como o circo e o teatro de rua. Essa brincadeira que propomos rompe barreiras de tempo e lugar. Nos leva à lua, um lugar de exílio e reflexão. Traz o encanto das palavras encharcadas de significados tão amorosas de Paulo Freire e de suas ideias. São ideias mais que nunca atuais, vivas e necessárias diante da realidade que neste momento nos envolve”, destaca o diretor.

Riguetti estabeleceu sólida carreira no Rio de Janeiro tendo estreado na peça “Rasga Coração” em 1979, é fundador do Grupo Off-Sina, uma companhia de Circo Teatro de Rua com mais de 30 anos de existência, e da Escola Livre de Palhaço (ESLIPA,) a primeira escola de palhaços da América Latina e a única gratuita. É diretor Artístico, ator e palhaço (Café Pequeno), formado pela Uni-Rio em Bacharelado em Artes Cênicas e Gestor Cultural formado pelo MBA da Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Militante nas áreas de Arte Pública, Circo Teatro e Palhaço, é diretor e professor de teatro e circo.

O espetáculo também terá outras apresentações em Campinas e região, no Barracão Teatro (dia 19, às 20h) e no acampamento Marielle Vive, em Valinhos, (dia 20 de julho, às 16h), com apoio do Sindicato Químicos Unificados e Sinpro.

Em todas as sessões, logo após a peça, acontece uma roda de conversa com o diretor e o ator do espetáculo, uma troca de ideias e ideais sobre o mestre patrono da educação brasileira.

A circulação do espetáculo “Paulo Freire, o andarilho da utopia” foi viabilizada por meio da parceria com: Sindicato Químicos Unificados, Sinpro, Adunicamp, Barracão Teatro, Atelier de Notícias, Revista Flash, Restaurantes: Salvia, Katori Sushi, Villani, entre outras. 

Realização: Grupo Off-Sina e Espaço Cênico

Facebook: paulofreireoandarilhodautopia

“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, ofendendo a vida, destruindo sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Paulo Freire, o Andarilho da Utopia. Atuação: Richard Riguetti. Dramaturgia: Junio Santos Direção: Luis Antônio Rocha. Classificação indicativa: 12 anos.

19/07 (sexta-feira) e 21/07 (domingo)

Local: Barracão Teatro (R. Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Isabel – Barão Geraldo – Campinas. Tel: 19 3289-4275. facebook/barracaoteatro .

Horário: 20h

Ingressos: No chapéu. Retirada de senha com 1 hora antes. Para o dia 19 serão distribuídos 40 ingressos uma hora antes do início do espetáculo. Para o dia 21 a apresentação é fechada para convidados, porém será feita uma lista com aqueles que não conseguirem entrar na sessão de sexta-feira (19/07).

20/07 (sábado)

Local: Acampamento Marielle Vive, em Valinhos. Apresentação para a comunidade que vive na ocupação.

Horário: 16h

22/07 (segunda)

Local: Auditório da ADunicamp – Associação de Docentes da Unicamp. Av. Érico Verissímo, 1479. Cidade Universitária, Campinas/SP). www.adunicamp.org.br

Horário: 19h

Entrada gratuita, reservas pelo e-mail [email protected]
Capacidade: 130 lugares