De 3 de agosto a 28 de setembro poderá ser vista no Espaço Galeria do Sesi Campinas Amoreiras, a exposição “Verger e Carybé: entre as duas margens do Atlântico”.

A exposição com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho reúne fotografias de Pierre Verger e desenhos e aquarelas de Carybé que refletem a relação entre a Bahia e a África.

A mostra apresenta cenas da vida cotidiana da África iorubá e da Bahia através do olhar de Pierre Fatumbi Verger e Carybé. O fotógrafo, etnólogo, antropólogo e babalaô Pierre Verger dedicou a maior parte da sua vida aos estudos sobre esta cultura na África e na Bahia, onde fixou residência em 1946. Seus livros, tais como Fluxo e Refluxo e Orixás, e o seu rico e extenso registro visual são uma das maiores pesquisas realizadas sobre este tema no Brasil. O artista visual Carybé também foi seduzido pela “Roma negra”, onde acabou se instalando e, durante décadas, retratou com impressionante virtuosismo a vida das ruas da Bahia. Realizou ainda duas visitas ao Benim, onde teve a oportunidade de assistir e documentar festas, crenças e cenas da vida cotidiana no continente africano.

A exposição convida o público a descobrir, através das fotografias, desenhos e aquarelas de ambos os artistas, cenas de impressionante semelhança, retratadas ora nas cidades do Benim e da Nigéria, ora nas ruas da Bahia. Assim, a exposição retraça ainda a rota do tráfico negreiro, que ligava o Benim à Bahia, e aborda um tema de extrema importância neste triste capítulo da história brasileira e de grande importância na formação do povo brasileiro: o legado cultural trazido para o Brasil pelo povo iorubá. (Carta Campinas com informações de divulgação)

SESI Campinas – Espaço Galeria – Av. das Amoreiras, 450 – Entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias, s/nº – Parque Itália – Campinas – SP