Mulheres na faixa dos 60, 70 e até perto de 80 anos, que participaram como trabalhadoras no período do milagre econômico da Coreia do Sul, fazem bicos como prostitutas e vendedoras de bebida. De acordo com reportagem da BBC, o governo da Coreia não oferece uma rede de segurança que supra as necessidades mínimas da população. Então, os homens e mulheres em Jongmyo Park se veem sem poupança, sem uma aposentadoria que garanta o básico e sem uma família em quem se apoiar.

Jongmyo Park (Isaac Crumm – english wikipedia)

Conhecidas como Bacchus ladies, porque vendem uma bebida energética chamada Bacchus, essas mulheres fazem sexo em motéis próximos da praça muito popular de Seul, a capital da Coreia do Sul. De acordo com o Dr. Lee Ho-Sun, um pesquisador, há cerca de 400 mulheres que trabalham no Parque Jongmyo, na capital. Homens mais jovens, com idades entre 20 e 40 anos, também estão se tornando clientes regulares. Wikipedia também registra o tema como Bacchus ladies

“Tenho 60 anos e não tenho dinheiro. Não posso contar com meus filhos. Eles também estão em apuros, porque têm de começar a se preparar para a própria velhice. Praticamente todas as pessoas idosas aqui nesse parque estão na mesma situação”, afirmou uma das idosas entrevistadas pela BBC.

imagem ilustrativa

Essas avós que hoje se prostituem trabalharam para criar o milagre econômico da Coreia do Sul, investiam tudo o que ganhavam na próxima geração. A situação decorre de um sociedade sem proteção social da previdência e construída em torno dos ensinamentos de Confúcio, de que o sucesso dos filhos é a melhor aposentadoria que alguém pode ter.

Mas as transformações culturais mudaram tão rápido quanto o padrão de vida da população. “Hoje, muitos jovens sul-coreanos dizem não ter condições de sustentar os pais em uma sociedade altamente competitiva”, anota a reportagem.

Veja texto integral aqui.