PSL, Partido de Bolsonaro, quer barrar no Supremo a criação da CPI da Fake News

O vice-líder do PSL na Câmara dos Deputados, Filipe Barros, informou que protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança pedindo que a Corte suspenda a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), autorizada nesta quarta-feira (3) pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), com a finalidade de investigar a disseminação de fake news durante a campanha eleitoral do ano passado.

(foto antombe – pl)

Em 2018, empresas financiaram um esquema ilegal para divulgação de notícias falsas no WhatsApp. O objetivo era prejudicar o então presidenciável do PT, Fernando Haddad. Reportagem do jornal Folha de S. Paulo na época apontou que cada contrato chegava a R$ 12 milhões.

De acordo com o vice-líder bolsonarista, a investigação sobre fake news nas eleições é uma estratégia da esquerda para prejudicar o governo de Jair Bolsonaro. 

“Acabo de protocolar no STF Mandado de Segurança com pedido de liminar para barrar a criação da CPMI das ‘Fake News'”, disse o parlamentar no Twitter. “CPMI das Fake News é um apelido bonitinho para disfarçar a verdadeira intenção: criar Fake News contra o governo, censurar a população que está se manifestando na internet e, no final, propor a ‘regulamentação’ da mídia (leia-se censura a liberdade de imprensa)”, complementou.

Com apoio de líderes da Câmara, o deputado Alexandre Leite (DEM-SP) foi quem pediu a criação da CPMI. O seu partido não goza de boas relações de Bolsonaro. Inclusive, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já reclaou da falta de agenda do atual governo. 

A comissão será composta por 15 senadores e 15 deputados e os partidos ainda precisam indicar os nomes dos integrantes.

Acabo de protocolar no STF Mandado de Segurança com pedido de liminar para barrar a criação da CPMI das “Fake News”. — Filipe Barros (@filipebarrost) 3 de julho de 2019 (Do 247)

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

6 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

8 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

9 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

14 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago