O diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira, 23, que não há inquéritos em curso para apurar a conduta do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil. A informação foi publicada pela Folha nesta terça-feira, mas isso não significa que não vai ter em breve uma investigação quando o ministro da Justiça é Sérgio Moro.

Hoje uma ação da Polícia Federal levantou suspeita com a prisão de supostos hackers.

(foto Instituto Lula)

Em junho de 2015, o então juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, afirmou categoricamente em nota, aliás reafirmou que: “não existe, perante este Juízo, qualquer investigação em curso relativamente a condutas do Exmo. ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva”. Depois se descobriu que o alvo de Moro era exatamente Lula.

Ainda segundo a nota de Moro na época, o texto foi divulgado “a fim de afastar polêmicas desnecessárias“. (Veja Link)

No entanto, logo em seguida Moro passou a investigar Lula, que está preso até hoje. O ex-presidente continua encarcerado mesmo após toda a parcialidade de Sérgio Moro ser explicitada durante o processo, o lawfare ao presidente Lula ficar escancarado e após os vazamentos que confirmaram a perseguição política e falta de provas contra o ex-presidente.

Com Moro ministro da Justiça, é possível que esse mesmo roteiro se repita contra Glenn Greenwald. Lula foi preso sem provas, como relevaram não só o processo, mas também os vazamentos do The Intercept. Por que Glenn não pode ser?