O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) informou que as mais de mil famílias do Acampamento Marielle Vive!, localizado na Estrada do Jequitibá em Valinhos denunciam o descaso e grave violação dos direitos humanos por parte da Prefeitura Municipal em negar, por mais de um ano, o abastecimento de água às famílias sem terra.

(foto mst)

O Acampamento concentra famílias compostas por mulheres, idosos e crianças que sofrem diariamente com a falta de água para beber, lavar, comer e produzir. “Ainda assim, resistimos! Somos gratos à solidariedade de apoiadores e vizinhos do acampamento que buscam diversos meios de amenizar esse problema”, dizem em nota.

Eles dizem ainda que “água é fundamental para à existência da vida e nunca pensamos que um direito básico como este poderia ser negado às pessoas. O município de Valinhos é totalmente autônomo no abastecimento hídrico e possui um alto índice de consumo, mais de 300 litros por habitante, um valor 3 vezes acima da média considerada pela ONU, cerca 110 litros por pessoa”.          Os moradores querem qu a Prefeitura Municipal realize o imediato abastecimento para as famílias do Acampamento.

Desde o dia 14 de maio de 2018 cerca de mil famílias sem terras ocuparam a Fazenda Eldorado Empreendimento Ltda e consolidaram o Acampamento Marielle Vive! O objetivo é transformar uma fazenda abandonada em área de produção de alimentos saudáveis e geração de riqueza para a região.

O MST relata que a Fazenda estava improdutiva, destinada a especulação imobiliária. Segundo a Constituição Federal toda área que não cumpre sua função social de produtividade e respeito às leis ambientais e trabalhistas devem ser destinadas a Reforma Agrária.

“Por isso denunciamos a empresa Eldorado Empreendimento Imobiliários Ltda por não cumprir da função social da terra, sendo legítimo e necessário a criação de um assentamento rural. A proposta do Movimento Sem Terra é construir um assentamento agroecológico, para a produção de alimentos orgânicos e saudáveis para Valinhos e região. A implantação do assentamento possibilitará a geração de renda das famílias, o cuidado com o meio ambiente, fortalecimento da economia interna e desenvolvimento regional”, anotam

Veja alguma das atividades que acontecem no Acampamento:

– Projeto de recuperação ambiental e preservação de nascentes

– Alfabetização de Jovens e Adultos

– Atividades extra curriculares para as crianças como teatro, filmes, capoeira, futebol

– Organização das mulheres para geração de renda

– Cozinha comunitária

– Produção agrícola sem utilização de agrotóxicos

OutrosLados