O procurador Deltan Dallagnol, que coordena a força tarefa da Lava Jato e que conseguiu promover acusações contra o ex-presidente Lula, participou de um evento secreto com banqueiros apenas dois meses após a prisão de Lula. O evento secreto também aconteceu 4 meses antes das eleições presidenciais.

(foto de tela – the intercept brasil)

Segundo vazamento do The Intercept, Dallagnol foi o destaque de um evento secreto com representantes dos bancos e investidores mais influentes do Brasil e do exterior. O encontro foi organizado pela XP Investimentos em junho de 2018, quatro meses antes da eleição. Nesse momento, informações precisos podem valer milhões.

“A representante da XP que contactou o coordenador da força-tarefa da Lava Jato prometeu que o bate-papo seria “privado, com compromisso de confidencialidade”, e destacou que já havia feito um evento parecido com o ministro do Supremo Luiz Fux: “não saiu nenhuma nota na imprensa”, garantiu. Dallagnol aceitou e pediu que a XP conversasse com a agência que organiza os eventos pagos do procurador, a Star Palestras, que acabou coordenando a contratação”, anota a reportagem.

A reportagem revelou ainda que Dallagnol e seus colegas discutiram, no Telegram, o potencial risco para suas imagens ao se sentarem com banqueiros, mas acabaram decidindo que valia a pena. “Achamos que há risco sim, mas que o risco tá bem pago rs”, escreveu Dallagnol em um chat privado com seu colega na força-tarefa, o procurador Roberson Pozzobon, em fevereiro de 2018.

Pozzobon pediu um tempo: “Mas de fato é nessa questao dos bancos que a coisa é mais sensível mesmo. Vamos conversar com calma depois”.

Veja reportagem completa no The Intercept Brasil