A programação de cinema do Sesc Campinas traz na próxima terça-feira, 16, às 19h30, a exibição do filme “Guerra do Paraguay”, de Luiz Rosemberg Filho.

“Últimos Dias em Havana”, de Fernando Perez

Nesta metáfora poética sobre uma guerra sangrenta, um fato inesperado se torna real: um encontro do passado com o presente, da barbárie com a arte. Um soldado vindo da Guerra do Paraguay se encontra com uma trupe de teatro dos dias de hoje.

No dia 23, terça-feira, às 19h30, será exibido o filme “Últimos Dias em Havana”, de Fernando Perez.

Miguel tem 45 anos e passa seus dias sonhando em finalmente conseguir o visto necessário para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, portador de HIV. A relação dos dois é abalada quando Miguel recebe uma carta da embaixada norte-americana.

“Joaquim”, de Marcelo Gomes

No dia 30, terça-feira, às 19h30, será exibido o filme “Joaquim”, de Marcelo Gomes.

A história dos acontecimentos e fatos que levaram Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar mais conhecido pela alcunha de Tiradentes, transformando-se em um importante herói nacional e mártir que veio a liderar o levante popular conhecido como “Inconfidência Mineira”.

“Eu Não Sou Seu Negro”, de Raoul Peck

No dia 6 de agosto, terça-feira, às 19h30, a exibição será do filme “Eu Não Sou Seu Negro”, de Raoul Peck.

O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: um livro que relata a vida e morte de alguns amigos, como Malcolm X e Martin Luther King Junior.

As exibições integram o projeto “História das 3 Américas”, cujo ciclo de quatro filmes revisita a história por meio do cinema, com uma preocupação de delimitar outras visões acerca dos fatos tidos como inquestionáveis pelos historiadores mais tradicionais.

“Guerra do Paraguay”, de Luiz Rosemberg Filho

As exibições acontecem no teatro do Sesc Campinas e são gratuitas com retirada de ingressos limitados na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

Mais informações no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)