A programação de cinema do Sesc Campinas traz na próxima terça-feira, 16, às 19h30, a exibição do filme “Guerra do Paraguay”, de Luiz Rosemberg Filho.
Nesta metáfora poética sobre uma guerra sangrenta, um fato inesperado se torna real: um encontro do passado com o presente, da barbárie com a arte. Um soldado vindo da Guerra do Paraguay se encontra com uma trupe de teatro dos dias de hoje.
No dia 23, terça-feira, às 19h30, será exibido o filme “Últimos Dias em Havana”, de Fernando Perez.
Miguel tem 45 anos e passa seus dias sonhando em finalmente conseguir o visto necessário para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, portador de HIV. A relação dos dois é abalada quando Miguel recebe uma carta da embaixada norte-americana.
No dia 30, terça-feira, às 19h30, será exibido o filme “Joaquim”, de Marcelo Gomes.
A história dos acontecimentos e fatos que levaram Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar mais conhecido pela alcunha de Tiradentes, transformando-se em um importante herói nacional e mártir que veio a liderar o levante popular conhecido como “Inconfidência Mineira”.
No dia 6 de agosto, terça-feira, às 19h30, a exibição será do filme “Eu Não Sou Seu Negro”, de Raoul Peck.
O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: um livro que relata a vida e morte de alguns amigos, como Malcolm X e Martin Luther King Junior.
As exibições integram o projeto “História das 3 Américas”, cujo ciclo de quatro filmes revisita a história por meio do cinema, com uma preocupação de delimitar outras visões acerca dos fatos tidos como inquestionáveis pelos historiadores mais tradicionais.
As exibições acontecem no teatro do Sesc Campinas e são gratuitas com retirada de ingressos limitados na Ilha de Atendimento no dia da atividade.
Mais informações no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)