Nessa quarta-feira, 31 de Julho, às 19h30, a Cia. Lastro apresenta o espetáculo de dança “Gambiarra”, com direção de Cibele Ribeiro, na Escola de Artes Augusto Boal, em Hortolândia.

(Foto: Nina Pires)

Gambiarra é uma palavra com várias definições na cultura brasileira: pode significar uma iluminação feita a partir de uma extensão de luz, a iluminação frontal do teatro, acima da ribalta, que ajuda o artista a não ver a plateia e assim, se concentrar melhor, ou ainda, artefato adaptado para se ajustar a um fim diferente ao que foi planejado, como uma solução momentânea de uma necessidade.

A gambiarra denota, então, um raciocínio imediato, uma prontidão, uma capacidade de transformação e criatividade, assim como seu outro sinônimo, a improvisação.

A apresentação “Gambiarra” deriva da pesquisa dos aprendizes sobre a improvisação em Dança Contemporânea, na qual a dança resulta de processos de composição instantânea. Propõe performances pautadas na criação de elementos coreográficos imediatamente e ao vivo, além de outros previamente estruturados.

Cibele Ribeiro é artista da dança, arte-educadora, pesquisadora e encenadora. Mestra em Artes Cênicas/Dança pela UFRN. Atua como criadora em processos investigativos de movimento e improvisação e composição cênica nas fronteiras entre a dança, teatro e performance e improvisação multiartes.

Equipe Pedagógica do Curso de Dança: Cibele Ribeiro, Gisele Jorgetti e Mariana Dias Jorge. A Escola de Artes Augusto Boal (Secretaria de Cultura de Hortolândia) é um projeto pioneiro no interior de São Paulo que oferece cursos de formação profissionalizante em Dança e Teatro com dois anos de duração, gratuitamente, e alto nível de qualidade técnica, introduzindo e capacitando seus aprendizes à profissionalização artística. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Elenco: Ana Ferreira, Dryka Corrêa, Ester Helena, Flora Vasconcelos, Jefferson França, Leidi Lima, PG Almeida, Victória Maciel.

Sonoplastia: Cibele Ribeiro

Figurinos/ Cenário/Adereços: o grupo

Iluminação: Kamilly Manoel, Léo Rodrigues, Jura Do Pote

Fotos: Nina Pires

Classificação etária: Livre

Duração: 40 min

Gratuito

Os ingressos serão distribuídos com 1h de antecedência.

A Escola de Artes Augusto Boal fica na R. Casemiro de Abreu – Jardim Amanda II, 13188-120 Hortolândia