No vazamento do site The Intercept Brasil, em que mostra que o procurador Deltan Dallagnol foi o destaque de um evento secreto com representantes dos bancos e investidores mais influentes do Brasil e do exterior, há uma informação que expõe as relações entre os poderes econômicos e o judiciário. E mais, mostra como estão intrincados e contaminados.
E isso não se deve só pela ida do procurador da República e um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, terem participado deste evento secreto junto com banqueiros de J.P. Morgan, Goldman Sachs e Deutsche Bank, que também foram convidados.

O que chama a atenção também no encontro, que foi organizado pela XP Investimentos em junho de 2018, é a representante da XP que contactou o coordenador da força-tarefa da Lava Jato e que prometeu que o bate-papo seria “privado, com compromisso de confidencialidade”. Assim como havia acontecido com o ministro do Supremo, Luiz Fux.
Quem fez o convite da XP Investimentos que chegou a Dallagnol foi Débora Santos, que se apresenta como “consultora/ analista de política e Judiciário” da empresa. “No começo da conversa, ela diz que é esposa de Eduardo Pelella, que era o chefe de gabinete e braço direito de Rodrigo Janot quando Procurador-Geral da República. Antes de trabalhar na XP, Santos era assessora particular do Ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF“, revela o texto.
Ou seja, do STF direto para os banqueiros, com casamento com Procurador da República. Veja o que foi publicado na coluna do Fraga, no R7, e reproduzido por Reinaldo Azevedo:

“Queria te convidar para um bate papo com investidores brasileiros e estrangeiros aqui em SP”, escreveu Santos. Dallagnol explicou que já tinha um evento agendado com a XP e pediu para Santos entrar em contato com sua secretária, mas mostrou mais interesse após a consultora explicar a natureza do evento. “Seria um público mais seleto. CEOs e tesoureiros dos grandes bancos brasileiros e internacionais”, ela detalhou. “Me passa uma lista de quem são?”, pediu Dallagnol.
Veja reportagem completa no Intercept
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




