Apesar de a cobertura jornalística da maior emissora do país, a Rede Globo, trabalhar como um escudo para proteger o ministro da Justiça, Sérgio Moro, a situação do ex-juiz da Lava Jato se complica cada dia mais. O Jornal Nacional, da Globo, tem se comportado como uma espécie de guarda-costas do ministro. Usa como linha editorial a defesa de Sérgio Moro e praticamente ignora as violações cometidas dentro do Estado brasileiro. Mas isso talvez não baste para o ministro.

(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

As ações de Sérgio Moro tendem a levá-lo ao precipício se restar um pouco de democracia ao final do governo Bolsonaro. Depois da desastrada ação contra os hackers amadores de Araraquara, Moro continua se afundando.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, comparou o ministro da Justiça, Sérgio Moro, a um bandido, chefe de quadrilha. A fala do presidente da OAB veio após a revelação de que Moro telefonou para autoridades que teriam sido alvo dos supostos hackers presos pela Polícia Federal. “Usa o cargo, aniquila a independência da Polícia Federal e ainda banca o chefe de quadrilha ao dizer que sabe das conversas de autoridades que não são investigadas”, disse Santa Cruz, segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo.

Moro está desgovernado e é o espelho perfeito do governo de extrema-direita de Bolsonaro. Hoje, o jornalista Glenn Greenwald denunciou ao Brasil e ao mundo o “terrorismo” por parte Sérgio Moro, que publicou uma portaria para abrir caminho para expulsar Glenn Greenwald. A portaria seria para regular “o impedimento de ingresso, a repatriação, a deportação sumária, a redução ou cancelamento do prazo de estada de pessoa perigosa para a segurança do Brasil ou de pessoa que tenha praticado ato contrário aos princípios e objetivos dispostos na Constituição Federal”

“Hoje Sergio Moro decidiu publicar aleatoriamente uma lei sobre como os estrangeiros podem ser sumariamente deportados ou expulsos do Brasil ‘que tenha praticado ato contrário aos princípios e objetivos dispostos na Constituição Federal.’ Isso é terrorismo”, escreveu Greenwald no Twitter.

A tendência é Sérgio Moro se afundar cada dia mais, mesmo contando com a Globo como guarda-costas.

Link da portaria 666.