Em São Paulo – De 03 a 14 de julho, a companhia carioca Teatro Voador Não Identificado se apresenta pela primeira vez em São Paulo, no Sesc Avenida Paulista, com seu mais recente espetáculo, As Mil e Uma Noites, baseado no clássico da literatura mundial.

(Foto: Renato Mangolin)

Com direção de Leandro Romano e dramaturgia de Gabriela Giffoni e Luiz Antonio Ribeiro, a montagem se divide em 33 sessões únicas onde, a cada noite, Sherazade narra uma história do livro original entrelaçada com depoimentos atuais de refugiados árabes.

Durante a temporada, são apresentadas três sessões diferentes por dia. No papel de Sherazade, as atrizes Adassa Martins, Clarisse Zarvos, Elsa Romero, Julia Bernat e Larissa Siqueira se dividem na função da famosa narradora de histórias. Completam o elenco Gabriel Vaz, João Rodrigo Ostrower, Luciana Novak, Pedro Henrique Müller e Romulo Galvão.

Apenas o prólogo se repete e faz um elo entre as apresentações: a trajetória da princesa para adiar a sua morte e enganar o rei.

Boa parte da pesquisa que temos feito no Teatro Voador Não Identificado (e que penso ser a chave do teatro contemporâneo) vai contra a noção de teatro como repetição. Nossos trabalhos procuram explorar, sempre que possível, a ideia de ‘apresentação única’, proporcionando para a plateia a vivência de uma experiência que não mais se repetirá”, destaca o diretor.

Além das histórias do livro, a dramaturgia é composta por entrevistas com refugiados que vivem no Rio de Janeiro, na pretensão em aproximar Brasil e Síria por meio de cenas que discutem a Primavera Árabe e aludem à luta de poderes na política brasileira.

“Em tempos de disputas de narrativa, polarização ideológica e fake news, percebemos que não estamos tão distantes da crise da Síria quanto pensamos estar. Se no livro Sherazade tenta convencer o Rei a livrá-la da morte, no espetáculo ela desafia a plateia a encarar temas urgentes da sociedade contemporânea”, finaliza.

O Teatro Voador Não Identificado é uma companhia de teatro do Rio de Janeiro que, desde 2011, desenvolve uma pesquisa particular nas áreas de dramaturgia e estética teatral contemporâneas. Seus trabalhos são caracterizados pela ideia de apresentação única (dando a ver as potencialidades do efêmero) e propõem experiências cênicas que consideram a presença física do espectador no espaço teatral, através de uma linguagem que frequentemente entrelaça elementos de ficção e realidade. O grupo é composto por nove artistas que se dividem em diferentes funções: Elsa Romero, Gabriel Vaz, Gaia Catta, Isadora Petrauskas, Julia Bernat, Leandro Romano, Lia Maia, Luiz Antonio Ribeiro e Pedro Henrique Müller. Nos últimos oito anos, a companhia produziu os espetáculos As Mil e Uma Noites (2018), Último Ancestral Comum (2017), O Figurante (2016), O Processo (2014), Tempo Real (2013), Shuffle (2012) e Ponto Fraco (2011). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica

Concepção e direção: Leandro Romano
Dramaturgia e adaptação: Gabriela Giffoni e Luiz Antonio Ribeiro
Elenco: Adassa Martins, Clarisse Zarvos, Elsa Romero, Gabriel Vaz, João Rodrigo Ostrower, Julia Bernat, Larissa Siqueira, Luciana Novak, Pedro Henrique Müller e Romulo Galvão
Cenografia: Elsa Romero
Iluminação: Gaia Catta
Figurino: Lia Maia
Trilha sonora original: Felipe Ventura e Gabriel Vaz
Assistência de direção: Luciana Novak
Assistência de cenografia: Lilia Wodraschka
Consultoria teórica: Mamede Mustafá Jarouche
Tradução de entrevistas e consultoria de cultura árabe: Hadi Bakkour
Arte gráfica: Chris Lima/Evolutiva Estúdio
Direção de produção: Aninha Barros
Produção executiva: Leandro Romano

As Mil e Uma Noites

Quando: De 3 a 14 de julho de 2019. Ter. a sáb., 20h. Dom. e feriado, 17h.

Classificação: 16 anos.

Local: 13º andar – Arte II.

Lotação: 60 pessoas.

Ingressos: $30, $15 (meia) e $9 (credencial plena).

CursoExperimentação em Teatro Potencial

Com Leandro Romano e Hadi Bakkour

Quando: De 10 a 12 de julho de 2019. Qua. a sex., 10h30.

Classificação: 16 anos.

Local: 4º andar – Tecnologias e Artes.

Lotação: 15 pessoas.

Ingressos: Gratuito. Inscrições a partir de 3/7 no local.

SESC AVENIDA PAULISTA – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo Fone: (11) 3170-0800 Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m Horário de funcionamento da unidade: Terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 19h. Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a sábado, das 10h às 21h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Site: sescsp.org.br/avenidapaulista 
Facebook: facebook.com/sescavpaulista 
Instagram: @sescavpaulista
App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista