Em São Paulo – Até o dia 7 de julho de 2019, o Sesc Avenida Paulista dá início ao “Música Para”, projeto que aborda diferentes olhares e a diversidade da linguagem musical, explorando a arquitetura do prédio e expandindo a relação entre música, pessoas e lugares. A partir do tripé “arte, corpo e tecnologia”, são propostas novas mediações musicais entre os frequentadores, os espaços físicos do prédio e os ruídos dos entornos da Avenida Paulista.

(Foto: Divulgação)

Com curadoria da equipe do Sesc Avenida Paulista, “Música Para” pretende, por meio de performances musicais, playlists no ambiente digital e ações formativas, um diálogo entre público, música e as instalações do prédio, localizado na altura do número 119 da Avenida Paulista. Os recortes curatoriais escolhidos para a primeira etapa do projeto são: Música para Crescer as Plantas, Música para Elevador, Música para Acalentar Pequenos Corações e Música para Tocar com o Corpo.

As apresentações serão gratuitas e se iniciam no dia 12 de junho com o Música para Crescer as Plantas, quando o grupo Liquidus Ambiento se apresenta no Mirante, localizado no 17º andar, onde se encontra a horta urbana mantida pela equipe da unidade, dentro do programa de sustentabilidade e meio ambiente do Sesc SP. O grupo se apresentará duas quartas-feiras do mês de junho (12 e 26). Aos domingos, de 16 a 30/06, é a vez do saxofonista Nilton Cezar realizar suas performances no Música para Elevador, entretendo o público, no hall dos elevadores, com clássicos do jazz mundial. O espaço Crianças, no 3º andar, ganha uma dinâmica diferente com o chorinho do grupo Água de Vintém, no Música Para Acalentar Pequenos Corações, às terças, dias 18 de junho e 2 de julho. E, finalizando a primeira etapa do projeto que se estende durante o ano, a experiência da dança e percussão corporal sul-africana incorpora o 10º andar no Música Para Tocar com o Corpo, como grupo Gumboot Dance Brasil, aos sábados, de 22 de junho a 6 de julho (contando com mais um cortejo no dia 7 de julho, domingo).

O “Música Para” se estende para as plataformas de streaming onde o Sesc SP está presente: Deezer, Spotify e Apple Music. Playlists baseadas nos temas das atividades serão disponibilizadas ao longo da programação.

Confira a programação completa:

Música Para Crescer as Plantas

Liquidus Ambiento em nova formação e em novo show, com repertório de inéditas que inclui temas de seu já antológico álbum em formato de Vinil “Oyster” (2015), influências de jazz, afro-funk e boom bap em sua atual performance: “Intergalactic Infinity Orchestra”. Com Master San (contra-baixo), Iuri Rio Branco (bateria), Renato Parmi (piano rhodes, sintetizadores e vocoder), Leo Portela (guitarra).

Quando: Dias 12 e 26 de junho de 2019. Qua., das 21h30 às 22h30.
Classificação: 14 anos.
Local: 17º andar – Café Terraço.
Ingressos: Gratuito. Retirada com 1h de antecedência no Térreo.

Música Para Elevador

O saxofonista Nilton Cezar, da dupla de arte de rua “Sax in the Beats”, aborda com bom humor a relação de amor e ódio do público com os elevadores do Sesc Avenida Paulista apresentando “clássicos do cancioneiro saxofonístico mundial” no hall de espera, numa espécie de “muzak acústico”.

Quando: De 16 a 30 de junho de 2019. Dom., das 14h às 16h.
Classificação: Livre.
Local: Hall dos elevadores.
Ingressos: Gratuito. Sem retirada de ingressos.

Música Para Acalentar Pequenos Corações

Água de Vintém é um grupo de choro que explora ritmos como valsa, choro, choro sambado, schottisch, varandão, tango brasileiro e foxtrote e se diferencia de outros conjuntos do gênero pela presença da guitarra em sua formação. Com Vitor Casagrande (bandolim e violão tenor), Charles Barreto (cavaco), Guilherme Girardi (violão de 7 cordas), Marcus Godoy (violão e guitarra) e Xeina Barros (pandeiro). Neste ano, o quinteto traz o lançamento “O Choro Nosso” com 14 faixas autorais.

Quando: Dias 18 de junho e 2 de julho de 2019. Ter., das 19h às 20h.
Classificação: Livre.
Local: 3º andar – Crianças.
Ingressos: Gratuito. Sem retirada de ingressos.

Música Para Tocar com o Corpo

Gumboot é um estilo de dança da África do Sul que nasceu no século XIX, nas minas de ouro e diamante. Trabalhadores vindos de sete povoados distintos da África, falantes de sete dialetos diferentes, criaram uma forma de se comunicar por meio das batidas nas botas, que usavam ao explorarem as minas.

Gumboot Dance Brasil começou em 2008, a partir da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira que trabalhou com profissionais como Antônio Nobrega, Inês Bogéa, Susana Mafra e Benjamin Taubkin. Teve contato com o gumboot na Cia. Ivaldo Bertazzo, com o grupo KOVA BROTHERS, da África do Sul e assim deu início a um grupo de pesquisa e fez uma viagem à África do Sul para conhecer essa técnica de dança direto da fonte. De volta ao Brasil, formou o Grupo Gumboot Dance Brasil que teve seu primeiro espetáculo em 2010.

Performances

Quando: De 22 a 29 de junho e 6 de julho de 2019. Sáb., das 14h30 às 15h30.
Classificação: 14 anos.
Local: 10º andar – Corpo I.
Ingressos: Gratuito. Sem retirada de ingressos.
Cortejo
Quando: Dia 7 de julho de 2019. Dom., 12h às 13h.
Classificação: Livre.
Local: Térreo – Praça.
Ingressos: Gratuito. Sem retirada de ingressos.

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, São Paulo Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade: Terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a sábado, das 10h às 21h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Site: sescsp.org.br/avenidapaulista Facebook: facebook.com/sescavpaulista 
Instagram: @sescavpaulista

App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista