‘Códigos Urbanos’, de Zaida Siqueira, explora relação entre o ancestral e o contemporâneo

A Casa de Vidro recebe o projeto fotográfico “Códigos Urbanos”, da fotógrafa e jornalista Zaida Siqueira, que consiste em exposição e livro, no sábado, 8 de junho, às 10h.  

(Foto: Arquivo PMC)

A mostra traz painéis fotográficos que retratam a ocupação das ruas de grandes cidades, e também três audiovisuais do coletivo Casa da Lapa, dos artistas Roberta Dabdab e Henk Nieman, em que são narradas histórias, ritos e fluxos do cotidiano da cidade. O conteúdo do projeto foi desenvolvido por Zaida, Arthur Verga e Christiane Alvarenga. A curadoria teve a colaboração da antropóloga Maria Lúcia Montes, que faleceu em 2018, e neste projeto priorizou retratar “referências ancestrais e aspirações, em harmonia com o presente”.

Para ela, “as metrópoles se deparam com suas múltiplas vocações, e a ocupação dos espaços públicos pela população mostra as profundas e perenes necessidades humanas, que residem na memória coletiva”.  Maria Lúcia é homenageada neste trabalho: “Tivemos a honra de contar com sua colaboração, suas ideias criativas e profundas, que iluminaram nosso caminho artístico durante mais de uma década. Fica aqui um pouco de seu grande talento para o público de Campinas.”  

Autora de seis publicações e sete exposições individuais, a mais recente encerrada em janeiro de 2019, em Nova York, Zaida Siqueira retrata nesse trabalho, desenvolvido com a artista gráfica Christiane Alvarenga, a produção cultural espontânea dos grandes aglomerados humanos. “Através de uma arte aleatória, que remete aos símbolos ancestrais e invade espaços nas metrópoles, surge o desenho da ligação entre homem e natureza, humano e divino, inclusão e pertencimento, com a apropriação visual dos ambientes das cidades, afirma.  

Para Adriana Barão, gestora do Museu da Cidade e da Casa de Vidro, “a importância do projeto expositivo Códigos Urbanos é permitir o diálogo sobre as diversas leituras das cidades, atividade especialmente instigante para o público escolar”. 

Há quase duas décadas, a jornalista e fotógrafa paulistana Zaida Siqueira busca registros do cotidiano, estabelecendo pontes entre o ancestral e o contemporâneo. Sua obra resulta de intensa e ampla observação, valorizando a sabedoria do homem e da natureza, no ambiente rural e urbano, resgatando e valorizando conhecimento e sabedoria.  Realizou, em 2015, a exposição “Casas, a Morada das Almas”, no Museu da Casa Brasileira, que teve parte da obra incorporada ao acervo permanente do museu. Em 2018, expôs em Nova York, em uma importante galeria de fotos no Soho, a série Photographs from Brazil (Fotografias do Brasil). O projeto Códigos Urbanos teve incentivo de ProAC e Lei Rouanet, para exposição e livro – que será lançado no segundo semestre. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Projeto Códigos Urbanos 

Onde: Casa de Vidro (Av. Heitor Penteado, 2145.Taquaral. Lago do Café)

Abertura: sábado, 8 de junho, 10h

Até 31 de julho/2019

Visitação: terça a sexta, 10h às 17h; sábados, 10h às 13h

Informações e agendamentos: museudacidade@campinas.sp.gov.br

Entrada gratuita

Recent Posts

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

16 minutes ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

17 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

18 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

22 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

22 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

22 hours ago