Design e relação com a sociedade são discutidos na 3ª Semana Nacional de Arquivos

O Arquivo Municipal de Campinas desenvolve, a partir de quarta-feira, dia 5, uma série de atividades para promover a 3ª edição da Semana Nacional de Arquivos. O tema este ano para o Dia Internacional dos Arquivos, a ser celebrado no dia 9 de junho, será a questão do design. 

(Foto: Arquivo PMC)

Design de arquivos diz respeito a colocar as pessoas no centro do fazer arquivístico, com vistas a integrar a sociedade promovendo um sentido de pertencimento. Essa abordagem oferece aos arquivistas e aos gestores de documentos e informações uma oportunidade de aproximar suas práticas das demandas socioculturais e políticas, demarcando de forma mais clara os arquivos como espaços de exercício pleno da cidadania.  

O evento será nos dias 5 e 6 de junho, na sede do Arquivo Municipal de Campinas, na Avenida José Oscar Gratti, 100, Swiss Park. 

Confira a programação:

05/06 – 9h30h – Visita mediada ao Arquivo Municipal35 vagas. Inscrições pelo e-mail: arquivo.municipal@campinas.sp.gov.brVisita à sede Swiss Park do Arquivo Municipal, mostrando ao público a diversidade do acervo sob sua guarda, com ênfase à sistemática de organização de séries documentais já implementada, bem como ao trabalho de catalogação e organização em andamento. 

06/06 – 9h30h –  Seminário “Arquivos e educação: estudos e estratégias para a constituição de centros de memória”35 vagas. Inscrições pelo e-mail: arquivo.municipal@campinas.sp.gov.br   

1. Abertura: Karen Reis (Diretoria de Gestão da Informação, Documentos e Atendimento ao Cidadão) e Antonio Carlos Galdino (Arquivo Municipal de Campinas). Mediação: Rita Francisco (Arquivo Municipal de Campinas)     2. A importância do estudo da comunidade para a elaboração de projetos em unidades informacionais– Camila de Moraes Cruz (CEMEFEJA Paulo Freire/Prof. Sérgio Rossini)     3. O arquivo escolar como lugar de memória e de história da educação em Campinas: organização do arquivo histórico da E.E Artur Segurado – Elisabeth Carmonario (CEI Herminia Ricci)     4. Centro de Documentação Pedagógica “Memória Em Movimento” – Renata Reis Pereira Matielo Fonseca (CEI Maria da Glória Martins)

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Projeto Vagão ocupa a Estação Cultura com exposição, performances, oficinas e visitas guiadas

(foto divulgação) O projeto Laboratório Móvel de Pesquisa – Vagão ocupa a Estação Cultura de…

3 hours ago

Palestra com a pesquisadora Iara Lis retoma o conceito de luz em Hercule Florence

A pesquisadora Iara Lis Franco Schiavinatto(foto Gisele Bertinato - divulgação) O Núcleo de Fotografia de…

8 hours ago

Maioria dos empresários que apoiou a Ditadura era descendente de escravocrata

Operários em greve na ditadura (imagem memorial da democracia) .Por Eliane Gonçalves e Sumaia Villela…

21 hours ago

Exército insiste na venda de área de importância ambiental que já foi barrada pela Justiça

(imagem reprodução) O Exército Brasileiro voltou a colocar à venda uma área ambiental importante cuja…

24 hours ago

População de São Paulo paga financeiramente pelo despreparo e violência da polícia

(foto paulo guereta - gov sp) Os crimes cometidos pela Polícia de São Paulo contra…

1 day ago

Sertões de Luiz Gonzaga e Guimarães Rosa se encontram no show do duo Carol Andrade e Alex Maia

(foto divulgação) O universo sertanejo nordestino ganha novas camadas no espetáculo “Grande Sertão: Gonzaga”, que…

1 day ago