O Departamento de Estado americano passou a requerer de quase todos os solicitantes de visto que prestem informações sobre suas contas em redes sociais e outros detalhes pessoais.
As autoridades explicam que a nova exigência é uma medida antiterrorista, mas críticos manifestam sérias preocupações com a liberdade de expressão.
Solicitantes de visto para os Estados Unidos (EUA) precisam agora comunicar o nome das contas que tenham mantido em redes sociais, como Twitter e Facebook, nos últimos cinco anos.
O Departamento de Estado também pede o número de telefone e os endereços de e-mail do solicitante correspondentes ao mesmo período.
Cidadãos de 38 países e territórios são autorizados a viajar sem visto para os Estados Unidos a passeio ou negócios por até 90 dias.
No entanto, necessitam de visto solicitantes que planejem estadias mais longas, cidadãos de outros países e territórios e quem pretenda imigrar para os Estados Unidos.
Segundo órgãos de mídia americanos, estima-se que a cada ano 15 milhões de pessoas serão afetadas pela mudança — proposta no ano passado pelo governo Trump.
A União Americana de Liberdades Civis criticou a medida, com o argumento de que ela terá efeito desencorajador sobre a liberdade de expressão. Para a entidade, é muito provável que, cientes de serem observadas pelo governo, as pessoas passem a se autocensurar online. (NHK/Agência Brasil)
(foto ana mendes - divulgação) O Grupo Cena Aberta, do Maranhão, apresenta “Memórias em Maranhês:…
(foto divulgação) Com traços fortes, cores vibrantes e uma trajetória construída nas ruas, o coletivo…
(foto antonio cruz - ag brasil) O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal…
Sílvia Gatti e Conceição Evaristo (imagem divulgação) A presença de Conceição Evaristo na Unicamp, no…
(foto maycon soldan - divulgação) A Mostra Jazz Campinas, tradicional festival de jazz, e parte…
(imagem divulgação) O Selo Editorial Capitolinas realiza neste sábado, 15 de agosto, das 16h às…