Neste mês de junho, o circuito de Cinema do MIS (Museu da Imagem e do Som), de Campinas, traz uma série de títulos como parte dos ciclos que acontecem no espaço.

“Lazzaro Felice”, de Alice Rohrwacher

Filmes do novo cinema italiano, como “Lazzaro Felice”, de Alice Rohrwacher, documentários brasileiros, curtas-metragens, clássicos como “Aleksandr Nevsky”, de Eisenstein, “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha e “Testa-de-ferro por acaso”, com direção de Martin Ritt e atuação de Woody Allen, “Masculino Feminino”, de Jean-Luc Godard, além do clássico de Pedro Almodóvar, “Tudo sobre minha mãe”, estão na programação do mês.

Destacamos também “A insustentável leveza do ser”, de Philip Kaufman, baseado no romance de Milan Kundera, no ciclo Cinema & Literatura; “Uma Noite de 12 Anos”, com direção de Alvaro Brechner , na Mostra Liberdade e Cultura Latino-Americana, além da mostra “O Cinema Autoral de Takashi Ito: o cineasta de somente curtas-metragens experimental e com diferentes e inovadoras técnicas cinematográficas”.

“Aleksandr Nevsky”, de Eisenstein

A exibição de “Brumadinho – Quando o lucro vale mais”, também faz parte da programação, assim como “Um dia muito especial”, de Ettore Scola, que será exibido na programação do Cineclube Outubro.

Todas as exibições no MIS são gratuitas e seguidas de debate.

Veja abaixo a programação completa com datas, sinopses e horários:

Ciclo ECCOS em Movimento: Consciência Política

Curadoria Associação ECCOS

Sábado, 01 de junho, 16h

13ªEMENDA
direção de Ava DuVernay Sinopse: Documentário que discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos – “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado” – e seu terrível impacto na vida dos afro-americanos. EUA, 2016, 100 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

PROGRAMAÇÃO CINE RESISTADOCUMENTÁRIOS BRASILEIROS CURADORIA: FERNANDA VIANA, RODRIGO LARA E TATIANE MALTA

Sábado, 01 de junho, 19h30

O LAMPIÃO DA ESQUINA
Direção: Lívia Perez, Noel Carvalho.

Sinopse: Após os acontecimentos da década de 60 por todo o mundo e com o aumento da conquista de direitos civis, políticos e também de uma maior participação na sociedade como um todo, surgiu nos Estados Unidos o jornal “Gay Sunshine”, uma publicação voltada para o público homossexual da época. Inspirado no jornal norte-americano, surgiu no Brasil, em abril de 1978, em plena ditadura, o jornal “O Lampião”, retratando o ponto de vista dos homossexuais sobre diversas questões, inclusive a sexualidade. Um grupo de jornalistas e escritores do Rio e de São Paulo se uniram em torno do projeto, alimentando uma publicação que abriu caminhos para a imprensa da época, abordando temas polêmicos naqueles dias, como racismo, aborto, drogas e prostituição.. Brasil, 2016 , 81min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Segunda-feira, 03 de junho, 19h

Título: Entrementes
Direção: Ana Amon
Ano: 2015
Gênero: Ficção
Duração: 08 minutos
Sinopse: Durante sessões de terapia, Miguel relata situações de conflito que ocorreram entre ele e um amigo próximo.

CICLO: PEROLAS ESCONDIDAS DO CINEMA Curadoria Hamilton Rosa Junior

Segunda-feira, 03 de junho , 19h30

CRISTO PAROU EM ÉBOLI direção de Francesco Rosi Com Gian Maria Volontè, Lea Massari e Irene Papas.
Sinopse: Uma das melhores obras do mestre Francesco Rossi, fiel à sua tradição de neorrealismo. O filme retrata a vida rural-camponesa isolada como um relato de um intelectual urbano, médico, pintor e ativista político que foi exilado para esta área remota devido à sua dissidência política durante o domínio fascista na Itália. Rosi descreve belamente a miséria dos colonos camponeses dessa terra remota e isolada, sua ignorância e vida apolítica, o profundo abismo entre esses povos e o Estado, e a irrelevância das “vitórias” quase cômicas do Il Duce para essas pessoas. No filme (bem como no livro de Carlo Levi), a vida camponesa e a urbanidade são representadas como duas civilizações alienígenas e antítese uma da outra. Esses camponeses têm seu próprio modo de vida, costumes próprios, aspirações próprias e meios de alegria. O que está acontecendo em Roma ou a guerra na Abissínia por “recuperar a glória da Roma” não atrai seu interesse. Eles estão cientes do estado apenas por conta dos impostos cobrados ou homens chamados para o serviço militar. Cristo Parou em Éboli também leva o público a refletir sobre o significado filosófico da história, sua relevância, natureza e significado. Descreve esta vida camponesa como “congelada na história”, cortada da vida exterior e sem a compreensão do tempo que temos. A história, como entendemos, é a história da “civilização urbana”. Como os camponeses são alheios a essa civilização, eles também são alheios a esse conceito de tempo. Itália/França, 1979, 150min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Rosi, um mestre a ser redescoberto pelos cinéfilos Francesco Rosi filmou roteiros originais e desenvolveu um tipo de filme dossiê que chamava de ‘cinema documentado, não documentário’. Adaptou grandes escritores – Gabriel García Márquez, Leonardo Sciascia, Primo Levi. Ganhou o Leão de Ouro por As Mãos Sobre a Cidade, em 1963, e a Palma de Ouro, em 1972, por O Caso Mattei. Nos anos 2000, ganhou prêmios de carreira em Berlim e Veneza. Foi assistente de Luchino Visconti. Admitiu numa entrevista, que ter sido colega de aula de Visconti e George Napoleatano – futuro presidente da Itália – foi decisivo. “Um me revelou a arte, o outro, a política.”

Sessão da Tarde Especial Novo Cinema Italiano
curadoria: Andréia Reis e Ricardo Pereira

Terça, 04 de junho, 14h
DOGMAN
direção de Matteo Garrone
Marcello, um humilde funcionário de um pet shop localizado na
periferia de Roma, se envolve em um dos piores crimes já registrados
na história da Itália. Dominado por um sentimento de vingança
incontrolável, ele decidiu torturar, durante horas, um ex-boxeador que
atormentava todos os moradores do bairro em que vivia. Itália, 2018.
Colorido, 120 min.

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Quarta-feira, 05 de junho, 19h

ALEXANDER NEVSKY – Алекса́ндр Не́вский direção de Eisenstein
Sinopse: Na primeira metade do século 13, o príncipe Aleksandr Nevsky evita o confronto com os tártaros que impunham pesados tributos às cidades russas e concentra os esforços na organização de um exército popular que derrota uma ameaça mais perigosa: os temíveis Cavaleiros Teutônicos, que pretendiam se apossar do território russo, submetê-lo ao Sacro Império Romano-Germânico e erradicar sua cultura. Rodado por Eisenstein, em 1937-38, o paralelo que o filme estabelece entre aqueles invasores e as hordas hitleristas que se preparavam para devastar a URSS é cem por cento intencional, mas nem por isso menos rigoroso do ponto de vista histórico. A trilha sonora do filme fica por conta do compositor russo Serguei Prokofiev, e, para o maestro Valery Gergiev, “é a melhor composição para cinema já feita”. O trabalho de câmara é de Eduard Tissé. URSS, 1938, 112min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Quinta-feira, 06 de junho, 19h

Título: Entrementes
Direção: Ana Amon
Ano: 2015
Gênero: Ficção
Duração: 08 minutos
Sinopse: Durante sessões de terapia, Miguel relata situações de conflito que ocorreram entre ele e um amigo próximo.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

CINECLUBE CACHOEIRA

A história do cinema brasileiro é feita de desbravadores, aventureiros, inovadores, conformistas e revolucionários. Glauber Rocha é um autor que seguramente insere-se no panteão dos revolucionários. Para este artista a luta do cinema brasileiro é a luta pela transformação da sociedade, é a luta pela ruptura estética que exprime o desejo de descolonizar o nosso olhar. Glauber Rocha faria 80 anos neste ano de 2019. Perante estes tempos sombrios, julgamos necessário exibir, debater e escrever sobre os seus filmes; referências indispensáveis para todos aqueles que desejam filmar livremente a nossa realidade.

“O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha

Quinta-feira, 06 de junho, 19h30

O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO
direção de Glauber Rocha

Elenco: Mauricio do Valle, Odete Lara, Othon Bastos
Sinopse: Numa cidadezinha chamada Jardim das Piranhas aparece um cangaceiro que se apresenta como a reencarnação de Lampião. Seu nome é Coirana. Anos depois de ter matado Corisco, Antônio das Mortes (personagem de Deus e o Diabo na Terra do Sol) vai à cidade para ver o cangaceiro. É o encontro dos mitos, o início do duelo entre o dragão da maldade contra o santo guerreiro. Outros personagens vão povoar o mundo de Antônio das Mortes. Entre eles, um professor desiludido e sem esperanças; um coronel com delírios de grandeza, um delegado com ambições políticas; e uma linda mulher, Laura, vivendo uma trágica solidão. Com este filme, Glauber Rocha recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes. Brasil, 1969,100 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sexta-feira, 07 de junho, 15h

O INTENDENTE SANSHO
direção de Kenji Mizoguchi
Sinopse: Japão, século XI. A família de Taira (Masao Shimizu) é separada pelas lideranças feudais. Seus dois filhos, Zushiô e Anju, são enviados para um campo de trabalho escravo comandado pelo temido Sanshô (Eitarô Shindô), enquanto sua esposa, Tamaki (Kinuyo Tanaka), é forçada a prostituir-se em uma região isolada. Baseado numa lenda recontada pelo escritor Mori Ogai em um conto de 1915. Leão de Prata no Festival de Veneza de 1954. Japão, 1954, Preto & Branco, 124 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Sexta-feira, 07 de junho, 19h

Título: Entrementes
Direção: Ana Amon
Ano: 2015
Gênero: Ficção
Duração: 08 minutos
Sinopse: Durante sessões de terapia, Miguel relata situações de conflito que ocorreram entre ele e um amigo próximo.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Ciclo “CINEMA & LITERATURA”

curadoria: Ricardo Pereira

“A insustentável leveza do ser”, de Philip Kaufman

Sexta-feira, 07 de junho, 19h30

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER
direção de Philip Kaufman
Em meados dos anos 60, em Praga, Tomas (Daniel Day-Lewis) conhece a
inocente Tereza (Juliette Binoche) e os dois se apaixonam. Porém, o
médico também mantém relações com Sabina (Lena Olin), uma mulher
refinada. Mas a vida deste triângulo amoroso será afetada pelos
acontecimentos deste período.Baseado no romance homônimo de Milan
Kundera. EUA, 1988. Colorido, 172 min.

CURTA MIS (Curta MIS Reprise )

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Sábado, 08 de junho , 15h40min

Título: Culpa
Duração: 15 Minutos
Ano: 2018
Gênero: Ficção
Direção: Jean Goes
Sinopse: Leandro decide confessar um crime terrível na delegacia de polícia. A delegada Rocha se
responsabiliza pela investigação controversa do caso, onde as evidências nem sempre são o que parecem ser.

“Uma Noite de 12 Anos”, de Alvaro Brechner

CineInverte Mostra Liberdade e Cultura Latino-americana

Sábado, 08 de junho , 16h

UMA NOITE DE 12 ANOS
direção de Alvaro Brechner
Sinopse: 1973, Uruguai. José Mujica (Antonio de la Torre), Mauricio Rosencof (Chino Darín) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort) são militantes dos Tupamaros, grupo que luta contra a ditadura militar local. Eles são presos em ações distintas e encarcerados junto a outros nove companheiros, de forma que não possam sequer falar um com o outro. Ao longo dos anos, o trio busca meios de sobreviver não só à tortura, mas também ao encarceramento que fez com que ficassem completamente alheios à sociedade, sem a menor ideia se um dia seriam soltos. Uruguai, Espanha, França, Argentina , 2018, 122 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Clássicos no MIS

curadoria: Ricardo Pereira

“Testa-de-ferro por acaso”, de Martin Ritt

Sábado, 08 de junho, 19h35

TESTA-DE-FERRO POR ACASO
direção de Martin Ritt
O roteirista Alfred Miller (Michael Murphy) está na lista negra do
governo McCarthy e pede ao seu amigo, Prince (Woody Allen), para
vender seus roteiros usando o nome dele. Prince logo começa a fazer o
mesmo com outros roteiristas e é um sucesso instantâneo. EUA, 1977.
Colorido, 95 min.

CICLO “CURTA CURTAS

Mostra “O Cinema Autoral de Takashi Ito : o cineasta de somente curtas-metragens experimental e com diferentes e inovadoras técnicas cinematográficas

Curadoria: Celly Siqueira Martins

Segunda-feira, 10 de junho , 19h

SPACY

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: Conjunto de rápidas imagens telescópicas de um ginásio, em avanço rápido entre o espaço e o tempo. Experimental. Japão, 1981. 10 min. Colorido. Livre.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

CINE DEBATE

Curadoria PES – Mídiativismo

Segunda-feira, 10 de junho , 19h30

BRUMADINHO – Quando o lucro vale mais
Entrevistas: Guilherme Weimann e Thainá Nogueira

Fotografia: Bruno Ferrari
Sinopse: No dia 25 de janeiro de 2018, a Companhia Vale do Rio Doce cometeu mais um crime, desta vez em Brumadinho-MG, matando centenas de pessoas, e destruindo mais um rio, o Paraopeba, que abastecia mais de 2,3 milhões de pessoas e deságua no Rio São Francisco, para onde segue a lama e a contaminação.

Após um mês do crime, o Movimento dos Atingidos por Barragens lança o documentário “Brumadinho: Quando o Lucro Vale Mais”. Construído pelo movimento, o documentário traz os relatos de dor e denuncia dos atingidos pelo crime, e é dedicado a todas as famílias atingidas de Brumadinho, Minas Gerais e de todo Brasil. . Brasil, 2018, 40 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Sessão da Tarde Especial Novo Cinema Italiano
curadoria: Andréia Reis e Ricardo Pereira

Terça, 11 de junho, 14h
FELIZ COMO LÁZARO
direção de Alice Rohrwacher
Neste leitura livre da história bíblica, Lazzaro (Adriano Tardiolo) é
um garoto pobre e pouco inteligente, mas extremamente bondoso. Ele é
explorado pelos familiares, fazendo trabalhos forçados diariamente,
além de colaborar com a marquesa, proprietária das terras onde vivem.
No entanto, após uma tragédia, Lazzaro retorna à vida no século XXI.
Ele não compreende mais a lógica deste mundo, mas pretende reencontrar
a sua família e viver como antigamente. Itália, 2018. Colorido, 127
min.

Programação Especial – VI MoDive-Se

Sessão Aysla Souza / 12/06/2018 – 20 horas

Prazer, Casa 08 74min/2018/Rio de Janeiro – RJ Direção: Ekatala Keller Uma cineasta e astróloga, inspirada na intimidade do prazer, desvenda a natureza humana através de depoimentos e histórias reais, abordando a sexualidade, a diversidade, o amor e o prazer com base no mapa natal. O filme revela que, independente das particularidades de cada um, todos nós queremos a mesma coisa: Amar e ser amado. Desejar e ser desejado. Prazer, quem é você?

CICLO “CURTA CURTAS”

Mostra “O Cinema Autoral de Takashi Ito : o cineasta de somente curtas-metragens experimental e com diferentes e inovadoras técnicas cinematográficas

Curadoria: Celly Siqueira Martins

Quinta-feira, 13 de junho , 19h

BOX

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: Fotografias de paisagens fixadas nas faces de um cubo com o objetivo de perturbar a nossa percepção de espaço por meio do movimento do tridimensional para o plano e vice-versa. Experimental. Japão, 1982. 8 min. Colorido. Livre.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Ciclo Mulheres na Direção

Curadoria: NAYARA GOMES LOPES

Quinta-feira, 13 de junho, 19h30

COMO NOSSOS PAIS

direção de Laís Bodanzky
Sinopse: Rosa (Maria Ribeiro), 38 anos, é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoais e geracionais: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, Rosa também continua sendo filha de sua mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), com quem possui uma relação cheia de conflitos. Grande vencedor do Festival de Gramado 2017, levando 6 Kikitos, incluindo o de melhor filme. O longa também foi ovacionado durante o evento. Brasil, 2017, 102 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sexta-feira, 14 de junho, 15h

TUDO QUE O CÉU PERMITE – All That Heaven Allows
direção de Douglas Sirk
Sinopse: Cary Scott (Jane Wyman) é uma respeitável viúva da alta classe média, que sente-se frustrada mas reencontra o amor ao se apaixonar por Ron Kirby (Rock Hudson), seu jardineiro. Apesar de ser 15 anos mais velha e ter um casal de filhos já crescidos, ela decide assumir esta paixão. Entretanto Cary encontra preconceito em vários de seus amigos íntimos e até mesmo nos filhos, que não aceitam que a mãe tenha tal relação. EUA , 1955, 89 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CICLO “CURTA CURTAS”

Mostra “O Cinema Autoral de Takashi Ito : o cineasta de somente curtas-metragens experimental e com diferentes e inovadoras técnicas cinematográficas

Curadoria: Celly Siqueira Martins

Sexta-feira, 14 de junho , 19h

THUNDER

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: O rosto de uma mulher aparecendo e desaparecendo de umas mãos, luzes piscando, um prédio vazio cheio de corredores escuros e alguns desenhos no ar. As técnicas utilizadas foram as de luzes e de longa exposição. Experimental. Japão, 1982. 5 min. Colorido. Livre.

Ciclo “Clássicos no MIS

curadoria: Ricardo Pereira

Sexta-feira, 14 de junho, 19h35

CINZAS DO PARAÍSO
direção de Terence Malick
Em 1916, Bill (Richard Gere), um trabalhador de Chicago, mata o chefe
da usina siderúrgica em que trabalha. Ele foge para o Texas com sua
namorada Abby (Brooke Adams) e sua irmã mais nova, Linda (Linda Manz). Para evitar fofocas, Bill e Abby fingem ser irmãos e são contratados
como parte de um grupo sazonal para trabalhar nos campos de trigo de
um rico fazendeiro, o qual descobre estar morrendo de uma doença não
identificada. Quando ele apaixona-se por Abby, Bill encoraja sua
namorada a casar-se com o fazendeiro para herdar seu dinheiro. EUA,
1978. Colorido, 95 min.

CICLO “CURTA CURTAS”

Mostra “O Cinema Autoral de Takashi Ito : o cineasta de somente curtas-metragens experimental e com diferentes e inovadoras técnicas cinematográficas

Curadoria: Celly Siqueira Martins

Sábado, 15 de junho , 15h40min

GHOST

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: Um fantasma visita um prédio de apartamentos por meio de luzes, espaços assombrados, movimentos sobrenaturais e abstração de tempo. Experimental. Japão, 1984. 6 min. Colorido. Livre.

Ciclo Diversidade Sexual

Curadoria Cineclube Purpurina

Sábado, 15 de junho, 16h

BOYS ERASED
direção de Joel Edgerton Sinopse: Baseado nas memórias de Garrard Conley, o jovem Garrard (Lucas Hedges) de 19 anos mora numa pequena cidade conservadora do Arkansas. Ele é gay e filho de um pastor da igreja batista. Chega um momento em que ele é confrontado pela família e enviado à um programa de terapia que busca a “cura” da homossexualidade. O filme tem atuação marcante de Nicole Kidman e participações especial do cineasta Xavier Dolan o do baixista Flea, da banda Red Hot Chili Peppers.EUA, 2018, 115 min. Não recomendado para menores de 16 anos.

CICLO: TEATRO AMERICANO NO CINEMA Curadoria: Laerte Ziggiatti

Sábado, 15 de junho, 19h30

FÉRIAS DE AMOR
direção de Joshua Logan
Sinopse: Num fim de semana, uma pequena cidade do interior do Kansas comemora o Dia do Traalho. Hal Carter( Willliam Holden), uma ex-estrela de futebol e agora desempregado e sem rumo, chega de carona num trem. Ele vem para visitar um ex-colega de faculdade, Alan (Cliff Robertson), filho de um rico cerealista local, e também para procurar emprego com o amigo. Mas, a despeito de suas esperanças e expectativas, as ambições de Hal logo se esvaem quando seu magnetismo sexual e seu jeito aventureiro exercem fascínio sobre as mulheres da comunidade, sobretudo sobre a bela Madge (Kim Novak), eleita rainha da festa que a cidade organiza anualmente. O filme se baseia em uma peça de William Inge, especialista em retratar a vida cotidiana das pequenas cidades do interior. Outro texto importante de Inge é o roteiro de Clamor do Sexo, um dos melhores filmes de Elia Kazan. EUA, 1955, 149 minutos.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Segunda-feira, 17 de junho , 19h

Título: Magalhães

Direção: Lucas Lazarini

Ano: 2018

Gênero: Documentário

Duração: 23 minutos

Sinopse: Nas eleições municipais de 1992, Magalhães Teixeira é eleito prefeito de Campinas. Filme-arquivo, sobre um político em campanha, os embaraços de sua equipe de filmagem e eleitores desconfiados em meio ao impeachment do presidente Collor.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Ciclo Cine Mulher Curadoria: Promotoras Legais Populares


Segunda-feira, 17 de junho , 19h30

A MEMÓRIA QUE ME CONTAM
direção de Lúcia Murat
Sinopse: Um drama irônico sobre utopias derrotadas, terrorismo, comportamento sexual e a construção de um mito. Um grupo de amigos, que resistiram à ditadura militar, e seus filhos vão enfrentar o conflito entre o cotidiano de hoje e o passado quando um deles está morrendo. Brasil, 2014, 95m. Não recomendado para menores de 14 anos.

Sessão da Tarde Especial Novo Cinema Italiano
curadoria: Andréia Reis e Ricardo Pereira

Terça, 18 de junho, 14h
MINHA FILHA
direção de Laura Bispuri
Neste leitura livre da história bíblica, Lazzaro (Adriano Tardiolo) é
um garoto pobre e pouco inteligente, mas extremamente bondoso. Ele é
explorado pelos familiares, fazendo trabalhos forçados diariamente,
além de colaborar com a marquesa, proprietária das terras onde vivem.
No entanto, após uma tragédia, Lazzaro retorna à vida no século XXI.
Ele não compreende mais a lógica deste mundo, mas pretende reencontrar
a sua família e viver como antigamente. Itália, 2018. Colorido, 106 min.

Programação Especial – VI MoDive-Se

Sessão Ana Paula Ribeiro / 19/06/2019 – 20 horas

O que resta 96min/2018/Rio de Janeio-RJ Direção: Fernanda Teixeira Bárbara e Luiz parecem ter se desvencilhado definitivamente das vagas ambições artísticas que acalentavam aos 20 anos de idade. Presos a empregos que detestam, esgotados pelas demandas impostas por uma cidade cada vez mais cara e caótica, o casal encontra consolo ocasional visitando a propriedade serrana de Yuri. Nessa casa relativamente isolada – sempre abarrotada de amigos, amantes, música, risadas, onde as festas se sucedem sem nenhum motivo particular – as frustrações e desejos reprimidos do jovem casal de classe média chegam, por fim, ao ponto de erupção. Tempos que retornam, corpos que se encontram, vícios que permanecem.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Quinta-feira, 20 de junho , 19h

Título: Magalhães

Direção: Lucas Lazarini

Ano: 2018

Gênero: Documentário

Duração: 23 minutos

Sinopse: Nas eleições municipais de 1992, Magalhães Teixeira é eleito prefeito de Campinas. Filme-arquivo, sobre um político em campanha, os embaraços de sua equipe de filmagem e eleitores desconfiados em meio ao impeachment do presidente Collor.

“Tudo sobre minha mãe”, de Pedro Almodóvar

CICLO: ALMODOVAR

Curadoria Roberta Klink

Quinta-feira, 20 de junho, 19h30 TUDO SOBRE MINHA MÃE

direção de Pedro Almodóvar
Sinopse: No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), um ingresso para a nova montagem da peça “Um bonde chamado desejo”, estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após o espetáculo, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, Esteban é atropelado e morre. Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho, ela encontra o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo. No Festival de Cannes 1999 (França)recebeu a Palma de Ouro de melhor diretor e OSCAR de melhor filme estrangeiro. Espanha, França, 1999, 100 min. Não recomendado para menores de 16 anos.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Sexta-feira, 21 de junho , 19h

Título: Magalhães

Direção: Lucas Lazarini

Ano: 2018

Gênero: Documentário

Duração: 23 minutos

Sinopse: Nas eleições municipais de 1992, Magalhães Teixeira é eleito prefeito de Campinas. Filme-arquivo, sobre um político em campanha, os embaraços de sua equipe de filmagem e eleitores desconfiados em meio ao impeachment do presidente Collor.

Ciclo “Revisão do Cinema Brasileiro Especial”

curadoria: Ricardo Pereira

Sexta-feira, 21 de junho, 19h30

TODAS AS MULHERES DO MUNDO
direção de Domingos Oliveira
O romance com a professora Maria Alice (Leila Diniz) não sai da cabeça
do bon vivant inveterado Paulo (Paulo José). Depois de conquistá-la, o
namoro passa por períodos de turbulências, que são compartilhados com
o amigo Edu (Flávio Migliaccio). Brasil, 1966. Preto e Branco, 86 min.

CURTA MIS (Curta MIS Reprise )

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Sábado, 22 de junho , 15h40min

Título: Arte Inconsciente
Duração: 8 Minutos
Ano: 2017
Gênero: Documentário
Direção: Mariana Pierozzi
Sinopse: Em um meio que já foi tão obscuro e violento quanto o dos tratamentos psiquiátricos, os movimentos de resistência da saúde falam cada vez mais sobre a influência da arte nesses tratamentos. O espaço retratado no documentário é a Instituição Cândido Ferreira, espaço esse que já foi um sanatório e hoje tem outro papel na vida das pessoas que sofrem de transtornos psiquiátricos, retratado no doc “Arte Inconsciente”.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Curadoria: Adriano de Jesus

Sábado, 22 de junho, 16h

ZARDOZ 
direção de John Boorman
Sinopse: No mundo de 2293, após descobrir o segredo da imortalidade, um grupo de intelectuais resolve se isolar num mundo paralelo chamado Vortex. Lá, eles vivem longe da violência e do egoísmo humano. Para preservar essa condição, eles criam o mito de ‘Zardoz’, um espécie de deus simbolizado numa giange cabeça de pedra, que mantém uma legião de exterminadores, doutrinados a matar as pessoas, de forma a evitar a procriação. A estabilidade deste mundo será perturbada quando um dos exterminadores, Zed (Sean Connery), consegue ultrapassar a barreira do Vortex e se relacionar com os seus habitantes. Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, 1974, 105 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

CINECLUBE OUTUBRO

Outros outubros virão outras manhãs plenas de sol e de luz”

Milton Nascimento / Fernando Brant / Marcio Borges/ Música: O que foi feito de (Vera)

Sábado, 22 de junho, 19h

UM DIA MUITO ESPECIAL
direção de: Ettore Scola
Sinopse: Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta (Sophia Loren), uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele (Marcello Mastroianni), seu vizinho. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade. O clássico filme, dirigido pelo italiano Ettore Scola, ganhou o Globo de Ouro e o César – considerado o Oscar francês – de melhor filme estrangeiro em 1978. Itália, 1977, 110 min. Não recomendado para menores de 10 anos.

CICLO “CURTA CURTAS”

Mostra “O Cinema Autoral de Takashi Ito : o cineasta de somente curtas-metragens experimental e com diferentes e inovadoras técnicas cinematográficas

Curadoria: Celly Siqueira Martins

Segunda-feira, 24 de junho , 19h

SCREW

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: A tela olha para o espectador por meio de um olho próprio. Experimental. Japão, 1982. 3 min. Colorido. Livre.

Ciclo Mensal CATAVENTO

Segunda-feira, 24 de junho , 19h30

BIXA TRAVESTY

Direção: Kiko Goifman, Claudia Priscilla

Elenco: Linn da Quebrada, Jup do Bairro, Liniker de Barros mais

O corpo político de Linn da Quebrada, cantora transexual negra, é a força motriz desse documentário que captura a sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só por sua presença de palco inusitada, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de esteriótipos de gênero, classe e raça. Brasil, 2018,75min

Sessão da Tarde Especial Novo Cinema Italiano
curadoria: Andréia Reis e Ricardo Pereira

Terça, 25 de junho, 14h
UMA FAMÍLIA
direção de Sebastiano Riso
Vincent (Patrick Bruel) tem 50 anos e nasceu perto de Paris, e não tem
laços com suas raízes. A jovem de apenas 15 anos, Maria (Micaela
Ramazzotti), também não convive com sua família. O casal vive uma vida
isolada em Roma sem precisar de ninguém para nada, o que aparentemente parece bom. Itália, 2017. Colorido, 105 min.

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Quarta-feira, 26 de junho, 19h

A MULHER FAZ O HOMEM – Mr. Smith Goes to Washington direção de Frank Capra
Sinopse: Jefferson Smith (James Stewart) é um homem humilde do interior que é convidado a se tornar senador dos Estados Unidos em Washington. Ao chegar lá, ele vai ver como a política é suja e como a maioria dos chefes de estado estão afundados nessa lama. Apesar de Smith ser um homem simples, ele não se acovarda perante aos outros, como quando depois de sofrer falsas acusações, fez um discurso de várias horas que o esgotou completamente. No meio dessa sujeira toda, o que ele acreditava em relação a bondade e ao caráter dos governantes fica totalmente ameaçado. EUA, 1939, Preto & Branco, 129 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CICLO “CURTA CURTAS”

Mostra “O Cinema Autoral de Takashi Ito : o cineasta de somente curtas-metragens experimental e com diferentes e inovadoras técnicas cinematográficas

Curadoria: Celly Siqueira Martins

Quinta-feira, 27 de junho , 19h

DRILL

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: As filmagens da entrada do dormitório da empresa em que o diretor vivia. O filme é centrado em um pilar e os espaços à esquerda e à direita são distorcidos, criando um espaço instável, semelhante à técnica de pintura que utiliza anamorfose. Experimental. Japão, 1983. 6 min. Colorido. Livre.

“Masculino Feminino”, de Jean-Luc Godard

Cineclube Poeira

ciclo ” ENCONTRANDO GOD-ART “

Curadoria João Antonio Buhrer / Carlos Tavares

Quinta-feira, 27 de junho, 19h30 MASCULINO FEMININO
direção de Jean-Luc Godard
Sinopse: Paul (Jean-Pierre Léaud), um jovem que acaba de abandonar o serviço militar francês, é agora um militante contra a Guerra do Vietnã desiludido com a vida. Enquanto Madeleine (Chantal Goya), sua namorada, tenta uma carreira como cantora pop, ele se isola mais a cada dia. Leão de Prata de melhor ator para Jean-Pierre Léaud no Festival de Berlim de 1966. França, Suécia, 1966, Preto & Branco, 110 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sexta-feira, 28 de junho, 15h

MARTY
direção de Delbert Mann Marty
Sinopse: No Bronx vive Marty Piletti (Ernest Borgnine), um açougueiro italiano solitário com 34 anos que acha que nenhuma mulher vai se interessar por ele, apesar de sua mãe insistir que ele deve encontrar uma jovem para se casar. Numa noite de sábado, por insistência da mãe, ele vai dançar e conhece uma professora (Betsy Blair), que sente-se rejeitada como ele. Entre os dois surge algo que esperavam há muito tempo, mas ambos também são dominados por uma forte dose de insegurança, que pode prejudicar a relação. EUA, 1955, Preto & Branco, 91 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Programação Especial- VI MoDive-Se

Sessão Quelly da Silva / 28/06/2019 – 20 horas

2017 15min/2018/São Paulo-SP Direção: Pryka Almeida Sinais confusos, mundo narcisista, amores de consumo: São Paulo sobre amores líquidos. A história de Katharina (Camilla Ferreira) 30 anos e Alice (Rodolfo Lima) 40 anos se interligam quando Katharina  se depara em um novo mundo de romances via aplicativos de celular.

Sangro 7min/2019/Campinas-SP Direção: Tiago Minamisawa, Bruno H Castro, Guto BR Inspirado em uma história real, o filme,  é a confissão intima de uma pessoa que vive com HIV. Turbilhão de sentimentos. As primeiras sensações. Um filme em animação que busca desmistificar questões que sobrevivem até hoje no imaginário social em relação ao vírus.

MC Jess 20min/2018/Rio de Janeiro-RJ Direção: Carla Villa-Lobos Jéssica tem que enfrentar o preconceito cotidiano. Encontra na arte uma forma de se expressar e superar suas inseguranças.

Verde Limão 18min/2018/Natal-RN Direção: Henrique Arruda Prestes a entrar no palco pela última vez, uma veterana Drag Queen revisita todas as cicatrizes que formam o seu carnaval.

À luz do sol 13min/2018/Belém-PA Direção: Edielson Shinohara O filme traz relatos sobre aspectos da trajetória de personagens travestis e transexuais, de Belém-PA, na luta contra o preconceito, e faz referência às pessoas que muitas vezes são invisibilizadas no cotidiano.

CICLO “CURTA CURTAS”

Mostra “O Cinema Autoral de Takashi Ito : o cineasta de somente curtas-metragens experimental e com diferentes e inovadoras técnicas cinematográficas

Curadoria: Celly Siqueira Martins

Sábado, 29 de junho , 15h40min

GRIM

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: A imagem de alguns objetos são copiadas, flutuam no ar e depois são coladas em diferentes objetos. Este filme foi filmado inteiramente quadro a quadro e utilizou técnica de longa exposição. Experimental. Japão, 1985. 8 min. Colorido. Livre.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Curadoria: Adriano de Jesus

Sábado, 29 de junho, 16h

O ENIGMA DE ANDRÔMEDA 
direção de: Robert Wise
Sinopse: Um satélite espacial cai em uma pequena cidade na Terra. Por causa da colisão, uma bactéria fatal que veio do espaço começa a dizimar a população. Enquanto isso, uma equipe de cientistas trabalha em um laboratório no subsolo tentando encontrar a cura. Eles descobrem que entre os infectados, apenas sobreviveram um bêbado e uma criança. A solução precisa ser encontrada antes que toda a humanidade seja exterminada. EUA, 1972, 130min. Não recomendado para menores de 12 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Cine Debate

Curadoria Ativismo Campinas – Anistia Internacional Brasil

Sábado, 29 de junho, 19h30

DUAS VEZES SENZALA
direção de Gustavo Pozzatti
Sinopse: Curta-metragem independente que retrata a vida de pessoas LGBT’s negras, suas vivências e suas experiências ao se assumirem. O documentário percorre entre entrevistas que explanam a vida dessas pessoas crescendo em uma sociedade LGBTfóbica e racista. O objetivo do filme não é só abordar a discriminação que essas pessoas sofrem dentro da nossa sociedade, mas também dentro da própria comunidade LGBT que, infelizmente, ainda reverbera comportamentos racistas e preconceituosos. Esse documentário tem como busca uma discussão aberta e construtiva sobre raça, identidade de gênero e orientação sexual, explorando meios e formas de quebrar comportamentos LGBTfóbicos e racistas que ainda permeiam nossa realidade social. Brasil, 2017, 25 min. Classificação Indicativa: Livre.

Museu da Imagem e do Som – Campinas

Palácio dos Azulejos

Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800

Programação sujeita a alterações

Entrada Gratuita (32 lugares)

(Carta Campinas com informações de divulgação)