Militares antinacionlistas fazem pressão e Supremo se acovarda de novo em relação a Lula

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, agora age para adiar o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula previsto para acontecer na terça-feira, 25, na Segunda Turma da Corte. A informação é do diário econômico conservador Valor Econômico, do Grupo Globo.

(foto ebc)

O pedido de HC, que estava sob vistas de Gilmar Mendes, foi liberado e colocado em pauta pelo ministro Ricardo Lewandowski, que dirigia a Turma.

Cármen, que agora assumiu a posição, passou o HC de Lula da terceira posição na fila para a décima segunda e última.

Com isso, é possível que não haja tempo para analisar o pedido na próxima sessão.

A expectativa é de que o pedido de Lula, cuja defesa alega parcialidade do então juiz federal Sérgio Moro no caso do tríplex do Guarujá, seja aprovado por 3 a 2 com os votos de Gilmar, Lewandowski e do decano do tribunal, Celso de Mello.

Porém, os militares [antinacionalistas ligados a Bolsonaro] não aceitam que Lula seja colocado em liberdade.

Em ocasião anterior, o general Villas Boas, ex-comandante do Exército, tuitou uma “advertência” ao STF na véspera do julgamento de HC que poderia beneficiar Lula.

O tuíte foi divulgado a tempo de ser reproduzido com destaque no Jornal Nacional.

Mais recentemente, o general Augusto Heleno teve um chilique diante do capitão Jair Bolsonaro, pedindo a prisão perpétua do ex-presidente Lula — provavelmente foi a forma que ele, general, encontrou de lamber as botas de um capitão e garantir o cargo.

Porém, não se pode desprezar o histórico de o STF se submeter aos militares — como aconteceu, por exemplo, depois do golpe de 1964.

Em geral, a inteligência das Forças Armadas dispõe de petardos para disparar contra os ministros, fazendo com que eles se acovardem.

É importante relembrar a própria advertência presciente do ex-presidente Lula à presidenta Dilma, feita em telefonema interceptado pela Lava Jato, antes do impeachment:

Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, nós temos uma Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um Parlamento totalmente acovardado, somente nos últimos tempos é que o PT e o PC do B é que acordaram e começaram a brigar. Nós temos um presidente da Câmara fodido, um presidente do Senado fodido, não sei quanto parlamentares ameaçados, e fica todo mundo no compasso de que vai acontecer um milagre e que vai todo mundo se salvar. Eu, sinceramente, tô assustado com a “República de Curitiba”. Porque a partir de um juiz de 1ª Instância, tudo pode acontecer nesse país. (Do VioMundo)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress