Em São Paulo – Até o dia 23 de junho, fica em cartaz no Sesc Avenida Paulista o espetáculo teatral “Kintsugi, 100 Memórias”, com o Lume Teatro.

(Foto: Arthur Amaral/Divulgação)

Trata-se de uma proposta cênica que, partindo dos limites da teatralidade e de modo fragmentário, tenta aproximar-se de uma ideia de memória não linear nem bucólica, mas sim uma memória que apresenta o gesto da vontade no ato de lembrar. “Para nós, a memória não é nem monumentalista nem autocomplacente; é, sim, um exercício do presente para revisitar as crises passadas, os erros cometidos, as cicatrizes – pessoais e coletivas – que a história nos deixou e, assim, corrigir o nosso futuro; é o reencontro com a dor como ato de superação”, diz o grupo.

Em termos cênicos, o espetáculo busca assumir as premissas conceituais anteriormente narradas e propõe, a partir da exibição de 100 memórias, uma dramaturgia autoficcional desconstruída de maneira não narrativa que transita perifericamente pela história dos intérpretes, suas histórias em grupo e, como projeção, pela história dos espectadores.

Kintsugi, ou a beleza da imperfeição, é uma palavra japonesa que significa emenda com ouro. Essa arte consiste em reparar cerâmica quebrada com uma mistura de laca e pó de ouro, prata ou platina.

Apresentações quintas à sábados às 21h, domingos e feriados às 18h, apresentação extra no dia 19 de junho às 21h.

Os ingressos variam de R$ 9 a R$ 30 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha técnica:
Direção: Emilio García Wehbi
Dramaturgia: Pedro Kosovski
Atuação: Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini
Desenho sonoro: Janete El Haouli e José Augusto Mannis
Iluminação: Eduardo Albergaria

Local: Arte II (13º andar)

*A capacidade do espaço é limitada de acordo com a montagem de cada atividade.

ATIVIDADES FORMATIVAS

PENTEANDO A REALIDADE A CONTRAPELO
Um bate-papo com Emilio García Wehbi sobre sua trajetória artística, reflexões sobre o papel da arte na contemporaneidade e a leitura do Manifesto “El Relámpago”, de sua autoria.

>> Dia 25 de maio – 16h | Biblioteca (15º andar)

TREINAMENTO TÉCNICO PARA O TRABALHO EM CENA
Oficina ministrada por Jesser de Souza, dirigida a atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e de dança e interessados em geral. A atividade oferece uma vivência do treinamento cotidiano sistematizado pelos atores do LUME Teatro por meio do reconhecimento e dilatação das capacidades expressivas do corpo. Por meio de metodologias concretas, abordará temas relacionados ao trabalho de ator: ética (autodisciplina e autonomia); preparação e prontidão (aquecimento do corpo-mente e presença); aspectos energéticos e técnicos do ofício (transformação do peso em energia, dinâmica das ações no espaço e no tempo, articulações e segmentação corporal, modulação da energia, jogo entre atores).

>> De 11 a 15 de junho – das 14h às 18h | Arte II (13º andar)

● Inscrições até o dia 04/06 mediante envio de carta de interesse para o e-mail: 
[email protected]