No próximo dia 12 de junho, quarta-feira, das 20h às 21h, será apresentado no Espaço Arena do Sesc Campinas o espetáculo de dança “Corredeira”, com direção da criadora-intérprete Kanzelumuka.

(Foto: Murilo de Paula)

‘Corredeira’ nasce da percepção das águas que correm pro mar e da relação do poder ancestral ligado às águas no corpo feminino. A corporeidade levada à cena tem sua origem nas tradições e saberes banto, em especial nas danças presentes nas manifestações religiosas de matrizes africanas.

É também um exercício de reflexão em torno do corpo que pretende contar a pluralidade do indivíduo, dissipado e transformado na diáspora negro-brasileira; da experiência artística e das experimentações de um corpo negro que dança.

Corredeira é água que inunda o corpo e o faz mover em busca de espaços locados na memória ancestral que se presentifica no acontecimento da dança. É dança mergulhada nas formas de representação próprias das culturas negras de origem banto.

A atividade faz parte do projeto” Do 13 ao 20: (Re)Existência do Povo Negro”, o projeto faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças, com o intuito de refletir sobre a construção das identidades e valorizar a pluralidade de manifestações e expressões culturais.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Criadora-intérprete e direção: Kanzelumuka 
Colaboração dramatúrgica e codireção: Murilo De Paula Iluminação e operação de luz: Diogo Cardoso
Arte sonora: Vagner Cruz 
Operação de som: Viviane Barbosa 
Figurino: Éder Lopes
Produção e realização: Rochele Betariz (Guria Q Produz) e Nave Gris Cia Cênica