.Por Verônica Lazzeroni Del Cet.

Atividades artesanais, para muitos, estimulam a imaginação, aprendizado e funcionam como terapia para o estresse do dia a dia. Mas, e quando o artesanato promove a socialização de crianças?

(foto divulgação)

Para Mônica Roma, empreendedora e proprietária do Ateliê Miudezas, é justamente assim que a prática artesanal pode funcionar com o púbico infantil. “Percebo o quanto essas oficinas promovem a socialização das crianças, desenvolvem e estimulam a criatividade, a perseverança, a coordenação motora, além de ampliar a concentração e valorizar a autoestima, coisas que a tela de um smartphone não consegue. Dá para ver no rosto de cada criança a força do empoderamento e do entusiasmo ao dizer: “Fui eu que fiz!””, comenta a empreendedora.

Após ter atuado por 18 anos na educação infantil da cidade de Boituva, no interior paulista, o Ateliê Miudezas começa a funcionar, em 2014, em uma garagem. Na época, era atendido, exclusivamente, o público infantil e técnicas de costura, bordado e crochê eram as atividades ensinadas por Mônica.

(foto divulgação)

“O Ateliê Miudezas oferece, semanalmente, oficinas de costura com duração de duas horas e meia para crianças de 6 a 15 anos. Essas crianças usam agulhas, linhas, máquina de costura e muita imaginação para compor peças únicas e à escolha e preferência delas”, explica a entrevistada.

Além disso, a proprietária comenta que o público adulto passou a ser atendido com aulas nas oficinas também. “Hoje, nossas oficinas atendem crianças e adultos que querem se aventurar por esse universo do “Faça você mesmo”, tendência crescente no mundo todo”, comenta Mônica Roma.

Entre os cursos ofertados, os de costura criativa e confecção de bonecas de pano são os mais procurados por ambos os públicos. Durante época de férias escolares, a procura por aulas semanais aumenta e muitas crianças aprendem técnicas artesanais novas. “São preparadas oficinas com técnicas variadas como saboaria, tapeçaria e bordado.”, diz Mônica.

foto divulgação)

Dentre as diferentes opções de cursos e projetos instruídos, todas as peças ensinadas e produzidas pelas crianças podem ser levadas por elas no mesmo dia do início do curso. “Diversos projetos de costura são ensinados nas oficinas, como bolsas, estojos, ToyArt, almofadas, bonecas de pano, chaveiro e até camisolas!”, explica a entrevistada.
E, dentre todos os alunos, meninos também participam das oficinas, porém, a proprietária do Ateliê Miudezas reconhece que há dificuldade em fazer o público masculino participar. “Uma meta que tenho é atender um público

maior e, principalmente, os meninos. Até agora têm sido o nosso maior desafio, independente do tema da oficina, porque há muito preconceito de toda sociedade ainda”, conta.

Com relação a metodologia empregada, há apenas uma diferença entre adultos e crianças e diz respeito à simplicidade das propostas sugeridas no dia da aula. “As crianças são super capazes, mas optamos por projetos mais simples. Porém, para o público adulto, as técnicas apresentam maior complexidade.”, explica Mônica

O ateliê ensinou já muitas crianças e vários adultos a criarem suas próprias peças e reciclar outras. Além disso, valorizam a autoestima de quem produz algo novo com técnicas aprendidas, potencializando a sensibilidade e inteligência. “Embora tenha ouvido de muita gente que o negócio não daria certo ou que eu ia passar fome vivendo de artesanato, não dei muita importância, segui com meus sonhos.”, diz Mônica Roma.