No próximo domingo, dia 30 de junho, acontece em Campinas a 19ª Parada do Orgulho LGBTTI+ de Campinas e a primeira celebração união de casais LGBTTI na Umbanda. Segundo os organizadores, essa celebração será um ato de respeito as diferenças, pois tanto a união religiosa de casais LGBTTI quanto a Umbanda ainda sofrem discriminações em nosso país.

(imagem ilustrativa – sebastian freire – cc)

Os eventos também comemoram os “50 anos de Stonewall” – rebelião que que aconteceu em 1969 contra a invasão da polícia de Nova York ao bar Stonewall Inn, no bairro do Greenwich Village, em Nova York. Mulheres trans, lésbicas, drag queens, negras e latinas, em sua maioria, resistiram à prisão e à violência da policia.

“Como ato de cidadania, buscaremos a visibilidade para a garantia de direitos desses casais e com amor, comemoraremos a decisão de criminalização da LGBTTIfobia pelo Supremo Tribunal Federal”, anotam

A celebração será realizada pelo Pai Joãozinho Galerani, Pai David Ricardo e Mãe Thauane Nunes, para os casais Laila/Rodrigo e Amanda/Keila. A celebração ocorrerá no Largo do Rosário e será uma oportunidade para que pessoas de diversas crenças religiosas acompanhem esse momento de amor, compromisso e união.

“Contaremos com o apoio do Trio de Santo Jorge que escolheu músicas especiais para a cerimonia: Se eu não te amasse tanto assim; Eu sei que vou te amar; Como Vai você; Ainda bem. Haverá também atabaques com a Curimba Filhos do Seo 7, a benção dos sacerdotes, legítimos representantes dos Guias, mostrando que a Umbanda é uma religião que acolhe as diferenças. Haverá assinatura da certidão da união religiosa, pois a Umbanda e os sacerdotes são legalmente reconhecidos e tem poderes legais para realização da união religiosa. Deixe seu preconceito de lado, queremos passar com nosso amor”, anotam na chamada para os eventos.

Veja evento de Campinas no Facebook