Dinheiro: um dos grandes inimigos dos casais

.Por Victor Barboza.

Sim, você leu certo! O dinheiro, que muitas vezes é tratado relacionado com felicidade e sonhos, também pode ser um grande inimigo. Recentemente o SPC Brasil, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Banco Central fizeram umas pesquisa sobre orçamento familiar que mostra que 46% dos casais dizem brigar por dinheiro ou por questões ligadas às finanças da casa.

(Imagem Robson Wojcik – pl)

O número não é de se espantar, pois praticamente todo mundo já deve ter conhecido alguém que terminou um relacionamento por conta do dinheiro (ou a falta dele). De acordo com a pesquisa, 38% dos entrevistados disseram que têm discussões por conta do hábito do parceiro ou da parceira de gastar mais do que pode. Já 27% afirmaram que as discussões são por conta da dificuldade do outro(a) poupar. E 25% dos entrevistados disseram que as brigas ocorrem por conta de atraso de pagamentos.

Ainda é muito comum cada um não saber o quanto o seu respectivo cônjuge ganha, pois falar de dinheiro ainda é considerado, por muita gente, um assunto muito delicado e confidencial. Em números, 89% das pessoas entrevistadas disseram contar ao parceiro(a) quanto ganham e 95% o quanto gastam. Porém, neste último caso, dos gastos, vemos o número caindo para 66% de pessoas que contam sobre todos os gastos. Ou seja, 29% das pessoas acabam omitindo sobre alguns gastos.

Das categorias de gastos, a mais omitida envolve roupas, sapatos e acessórios. Na sequência, aparecem maquiagens, perfumes e cosméticos (27%) e comidas e guloseimas (25%).

Quando o assunto é planejamento e futuro, vemos que a Educação Financeira precisa cada vez mais passar a fazer parte da vida dos casais, principalmente entre os mais velhos. Entre os mais jovens, 80% dos casais disseram fazer planos juntos para os futuros. No geral, independente da idade, esse número cai para 40%. No extremo oposto, vemos que 31% dos casais não possuem nenhum planejamento, e 27% até possuem projetos, mas não fazem nada de concreto para realizá-los.

Junho é uma data muito importante para os casais e também para o comércio por conta do Dia dos Namorados. Vemos lojas enchendo suas vitrines de corações, restaurantes preparando cardápios especiais, e por aí vai. Porém, acima de tudo, esse amor deve ser lapidado com a inserção da educação financeira na vida do casal. Não deixe que o dinheiro seja motivo para estragar tudo isso, e sim, que seja um caminho para a realização dos objetivos e sonhos!