O filho do ex-presidente Jango, João Vicente Goulart, autor do livro Jango e eu, memórias de um exílio sem volta, faz nesta quinta-feira, 9, o lançamento do livro na ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp) em Campinas, e participa de debate após a exibição do documentário Jango, de Silvio Tendler. O documentário já atingiu meio milhão de espectadores, sendo um dos mais assistidos até hoje no país.

Filho e pai (fotos ebc e reprodução)

Há 101 anos nascia João Goulart, chamado carinhosamente de Jango. Ele foi um dos ex-presidente brasileiros que mais trabalhou em favor dos interesses da população e, por isso, foi deposto por militares golpistas em 1964, ao qual se seguiu a instalação de uma ditadura.

João Vicente Goulart, relata no livro Jango e Eu: memórias de um exílio sem volta, a sua própria história no exílio a que foi forçado junto com seus pais e irmã – em meio à infância até a idade adulta – pela perseguição ditatorial da qual sua família foi vítima.

Programação do Cineclube Outubro:

17h – Filme (Jango, de Sílvio Tendler).
19h – Debate (Coordenação do Prof. Dr. Wagner Romão, presidente da ADUNICAMP).
20h – Lançamento do Livro, coquetel e sessão de autógrafos com o autor (Organizado pela livraria Pontes).

Auditório da Unicamp
(Setor Universitário 851 – Av. Érico Veríssimo, nº 1.479 – Cidade Universitária
Barão de Geraldo – Fone: 019-3251-2470)

Filme Jango

Direção: Silvio Tendler
Roteiro: Maurício Dias e Silvio Tendler
Trilha Sonora: Milton Nascimento e Wagner Tiso
Narração: José Wilker
Participações: João Goulart e Juscelino Kubitschek (imagens de arquivo), Leonel Brizola, Frei Beto e outros.
Duração:1h57
Ano de produção: 1984.
Prêmios:Troféu Margarida de Prata, da CNBB (1984); Prêmio especial do júri, prêmio do público e de melhor trilha-sonora do Festival de Gramado (1984); Prêmio especial do júri no Festival de Havana (1984)