O filho do ex-presidente Jango, João Vicente Goulart, autor do livro Jango e eu, memórias de um exílio sem volta, faz nesta quinta-feira, 9, o lançamento do livro na ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp) em Campinas, e participa de debate após a exibição do documentário Jango, de Silvio Tendler. O documentário já atingiu meio milhão de espectadores, sendo um dos mais assistidos até hoje no país.
Há 101 anos nascia João Goulart, chamado carinhosamente de Jango. Ele foi um dos ex-presidente brasileiros que mais trabalhou em favor dos interesses da população e, por isso, foi deposto por militares golpistas em 1964, ao qual se seguiu a instalação de uma ditadura.
João Vicente Goulart, relata no livro Jango e Eu: memórias de um exílio sem volta, a sua própria história no exílio a que foi forçado junto com seus pais e irmã – em meio à infância até a idade adulta – pela perseguição ditatorial da qual sua família foi vítima.
Programação do Cineclube Outubro:
17h – Filme (Jango, de Sílvio Tendler).
19h – Debate (Coordenação do Prof. Dr. Wagner Romão, presidente da ADUNICAMP).
20h – Lançamento do Livro, coquetel e sessão de autógrafos com o autor (Organizado pela livraria Pontes).
Auditório da Unicamp
(Setor Universitário 851 – Av. Érico Veríssimo, nº 1.479 – Cidade Universitária
Barão de Geraldo – Fone: 019-3251-2470)
Filme Jango
Direção: Silvio Tendler
Roteiro: Maurício Dias e Silvio Tendler
Trilha Sonora: Milton Nascimento e Wagner Tiso
Narração: José Wilker
Participações: João Goulart e Juscelino Kubitschek (imagens de arquivo), Leonel Brizola, Frei Beto e outros.
Duração:1h57
Ano de produção: 1984.
Prêmios:Troféu Margarida de Prata, da CNBB (1984); Prêmio especial do júri, prêmio do público e de melhor trilha-sonora do Festival de Gramado (1984); Prêmio especial do júri no Festival de Havana (1984)