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Estudantes de países que formam mais doutores têm melhor avaliação no Pisa

O cruzamento de dados entre a formação de doutores pelas universidades e os resultados do Pisa, programa internacional que avalia estudantes do ensino fundamental, mostra que os países que formam mais doutores são também os países que têm melhor desempenho no Pisa.

Em vermelho, os países com alto índice de formação de doutores pela universidades

Veja nas tabelas desta página como os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que formam mais doutores são também os países em que os alunos do ensino fundamental têm melhor desempenho no Pisa. (países em vermelho nos gráficos)

Veja o caso da Finlândia que é um dos países com melhor resultado do Pisa e tem cerca de 35 doutores para cada 100 mil habitantes. A Alemanha e Austrália também tem média de 35 doutores e também estão acima da média mundial, assim como muitos outros países.

Em vermelho, países que tem avaliação acima da média no Pisa

Portugal tem quase 50 doutores para cada 100 mil habitantes e também seus estudantes estão acima da média no Pisa.

A correlação entre a formação de doutores pelas universidades e a qualidade da educação básica ainda precisa ser estudada.

No entanto, muitos pesquisadores que fazem doutorado se voltam para a vida acadêmica e levam, com isso, maior formação para o ambiente acadêmico.

Outra hipótese bastante razoável é que são países que dão importância global para a educação, seja no ensino superior ou no ensino fundamental.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), ou Programme for International Student Assessment, é uma avaliação de estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

O Pisa é coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com o apoio de uma coordenação nacional em cada país participante. No Brasil, a coordenação do Pisa é responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

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