A senadora e ex-presidente da Argentina Cristina Fernández de Kirchner tenta evitar os erros da esquerda brasileira e desiste da cabeça de chapa. Ela anunciou neste sábado (18/05) que será candidata a vice-presidente nas eleições deste ano, e não líder da chapa, como era cotada. Seu ex-chefe de gabinete, Alberto Fernández, concorrerá à presidência, informou a Deutsche Welle.

(foto: facebook oficial de cristina kirchner)

Apesar de liderar as intenções de voto no cenário atual, ela poderá sofrer grande ataque da oposição. Com a mudança, Kirchner vê maior possibilidade de vitória das forças progressistas. “É fundamental evitar somar à frustração atual, produto da fraude eleitoral que facilitou a chegada de Mauricio Macri ao poder, uma nova frustração que submergiria a Argentina no pior dos infernos”, disse.

“Pedi a Alberto Fernández que chefie a chapa que vamos integrar: ele como candidato a presidente e eu como candidata a vice nas próximas eleições primárias abertas, simultâneas e obrigatórias”, disse ela em vídeo de 12 minutos publicado no Twitter.

“Estou convencida de que esta chapa que proporemos é a que melhor expressa o que neste momento a Argentina necessita para convocar os mais amplos setores sociais e políticos e econômicos também, não só para ganhar uma eleição, mas para governar.”

Kirchner anunciou sua decisão, que vem como um passo surpreendente, dizendo estar convencida de que “a expectativa e a ambição pessoal têm de estar subordinadas ao interesse geral”. (Carta Campinas com informações da Deutsche Welle)