No próximo sábado, 18, às 15h30, a programação do Cineclube Outubro, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, o filme “Memórias Diretas” – A campanha das Diretas Já em Campinas.

Campinas sempre teve importância no cenário político nacional, consolidando-se desde a década de 1960 como um pólo de oposição ao regime militar. Nesta cidade o antigo MDB tinha bastante força, tendo eleito vários prefeitos. A cidade foi palco de inúmeras manifestações públicas em defesa da democracia, como a luta pela anistia.

O documentário Memórias Diretas traz um relato histórico da campanha das Diretas-Já em Campinas, sob o ponto de vista de alguns personagens que fizeram parte dela. Foram entrevistados o maestro Benito Juarez, o ex-prefeito Chico Amaral e diversos militantes do movimento estudantil e sindical daquela época. Um dos destaques são as imagens gravadas em VHS por Orestes Toledo durante um dos comícios realizados no Largo do Rosário em Campinas. 

A campanha pelas diretas, ocorrida em 1984, pavimentou o caminho para a derrota da ditadura e a conquista da democracia. Ao completar 35 anos, é importante recordar aquele momento da resistência do povo brasileiro. 

Após a exibição, haverá uma roda de conversa com uma das diretoras, Amira Abboud Pompêo de Camargo, e participantes da campanha na cidade.

A exibição é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica:
Roteiro/Edição/Produção – Amira Abboud Pompêo de Camargo, Ana Carolina de Oliveira, Guilherme Jorge, Marcelo Panintos, Maria Gabriela Gadiolli Angelis, Roni Muraoka. 
Ano: 2008
Duração: 25 minutos.
Promoção: Cineclube Outubro.
Parcerias: Fundação Maurício Grabois (FMG); Sindicato dos Professores de Campinas e Região (SINPRO); Associação dos Professores da PUCC (APROPUCC); Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp); Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP); Sindicatos dos Trabalhadores da Unicamp (STU).
Apoio: Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu da Cidade (Muci) de Campinas.

CINECLUBE OUTUBRO
“Outros outubros virão Outras manhãs plenas de sol e de luz”
(Milton Nascimento / Fernando Brant / Marcio Borges/ Música:O QUE FOI FEITO DE(VERA)

MEMÓRIAS DIRETAS
A Campanha das Diretas Já em Campinas

18 de maio (sábado) às 15h30

Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) – Rua Regente Feijó, nº 859, Centro.