Pode ser vista até o dia 12 de junho nas salas expositivas da Estação Cultura a exposição “Celestial Orgânico”, que reúne treze trabalhos do artista Acácio Pereira.
O artista combina a fotografia com a arte digital e cria cenas onde o elemento digital – de modernidade experimental – combina com texturas diferentes e ganha forma. O trabalho do artista sofre uma forte influência da música – particularmente das vertentes da música eletroacústica- trazendo uma harmonização no universo das artes por meio da sonoridade e imagem (caso de “Musictronycs”).
Em uma pulsação de formas e linhas abstratas, passando por figurações geometrizadas e intensamente coloridas, e chegando a uma arte digital, em que se combinam técnicas fotográficas com uma particular influência musical, que se deixa ver seja pelos elementos representados (músicos com seus instrumentos), seja pelas cores e linhas que parecem traduzir em imagens as frequências do som, acompanhando tendências experimentais da música eletroacústica, a arte de Acácio Pereira parece se transformar no mesmo movimento em que se cria, avança e dialoga consigo mesma em diferentes fases.
A série Celestial Orgânica continua aberta e já tem mais de 2 mil imagens, é uma mistura de fotografia e arte digital de paisagens e elementos orgânicos. A mostra é uma parceria entre a Coordenadoria de Ação Cultural, Ateliê da Estação e Usina Geradora e tem a curadoria do artista plástico João Bosco.
O Ateliê da Estação faz parte do projeto de gestão da Estação Cultura por meio do Laboratório de Produção Cultural em parceria com a Rede Usina Geradora. É um espaço coletivo de criação, formação e convivência entre artistas plásticos, agentes culturais, educadores, usuários e profissionais da saúde mental e o público em geral e funciona no túnel 1 da plataforma e na sala 8 da Estação Cultura.
A Usina Geradora de Cultura é uma rede formada por 11 coletivos artísticos que atua na cidade de Campinas e região. A rede já foi premiada pelo Ministério da Cultura por seu trabalho desenvolvido desde de 2014 na gestão compartilhada da Sala dos Toninhos, do Vagão dos Bonecos e Ateliê da Estação. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Celestial Orgânico
Acácio Pereira
Período: 21/05 à 12/06
De segunda a sábado das 9h às 21h, Domingos e feriados das 10h às 20h
Local: Salas de Exposição na Estação Cultura, localizadas na plataforma da Estação
Endereço Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N
Entrada Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial – Rua Francisco Teodoro, 1050