Nos próximos dias 30 e 31 de maio, acontece no SESI Campinas Amoreiras uma Mostra de Música Erudita, com espetáculos musicais e aulas concerto.

Artmanhas do Som (Foto: Divulgação)

No dia 30 de maio, às 15h, acontece uma aula concerto com o grupo Artmanhas do Som. Na aula, será trabalhada a obra “Carnaval dos Animais”, do compositor francês Camile Saint-Saens.

A proposta é sugerir que os alunos criem personagens com diferentes características e associem músicas com cada um desses personagens, exemplo: qual seria a música para um velho bem rabugento? Para discussão: Por qual motivo ouvimos música? Para dançar? Para relaxar? Ou simplesmente para nos isolarmos da vida cotidiana? Ouvir o Carnaval do Animais de Saint-Saens e criar um texto para cada animal. Trechos dos melhores textos serão lidos na apresentação do grupo.

O grupo se apresenta no mesmo dia, às 20h. O espetáculo apresenta a obra célebre de Saint-Saens, “O Carnaval dos Animais”, com piano e narração teatral. O concerto apresenta a obra, de 1886, em uma versão para piano a quatro mãos. Além dos pianistas, um narrador e técnicas teatrais conduzem a peça, com texto original retratando o cenário político-social brasileiro. 
Apesar da aparente inocência e infantilidade, O Carnaval dos Animais representa uma mordaz crítica ao cenário musical de Paris no final do século XIX. Cheia de referências a outros compositores, Camille Saint-Saens –compositor, organista, maestro e pianista francês da Era Romântica, proibiu a execução da obra, sendo a estreia em concerto póstumo. 

Série: Música Erudita: Caminhos e contrastes, 60 min.
Piano: Ilso Muner e Lúcia Amato | Narração: Lucas Pradino | Texto: Fernand Alphen

No dia 31 de maio, sexta-feira, às 15h, o São Paulo Schola Cantorum realiza uma aula concerto.

São Paulo Schola Cantorum

O espetáculo “O Som Sagrado do Brasil” apresenta ao público a música e a história do nosso país através das vozes e do Cravo vermelho. Embora a distância entre os compositores e suas partituras do nosso público possa parecer grande à primeira vista, graças à mediação de nossos artistas torna-se discreta à medida que a voz concretiza as emoções imaginadas e o cravo preenche de harmonias a sala de concertos.

A apresentação do processo de restauro das partituras, bem como a leitura das obras ao cravo, instrumento ainda pouco conhecido das nossas plateias, certamente facilitará o acesso ao repertório – processo que poderá ser realizado antes da apresentação.

Permeada de grande expressividade, a seleção que o grupo propõe, juntamente com o comentário literário das obras do Pe. António Vieira, orador lembrado ainda hoje por sua ação em defesa dos povos indígenas, promete comover, sem distinções, o público.

No mesmo dia, às 20h, o grupo apresenta o concerto “O Som Sagrado do Brasil”. Valorizando a cultura sacra, o concerto apresenta a literatura do canto de coral.

Imigrantes de todas as partes do mundo trouxeram para o Brasil uma longa lista de costumes e modos de compreender a vida, fazendo do país um lugar plural e rico, especialmente em relação às diversas crenças que aqui sempre conviveram. Em “O som sagrado do Brasil”, o grupo propõe uma narrativa laica da História do Brasil mediada por seus monumentos musicais ligados ao patrimônio sacro nacional.

Nascida para a popularização da literatura musical sacra erudita no país, a São Paulo Schola Cantorum tem realizado diversas apresentações em importantes espaços do patrimônio sacro histórico paulista, somando mais de 20 mil expectadores.

Série: Música Erudita: Caminhos e contrastes, 60 min.
Soprano: Regiane Martinez | Soprano: Viviane Casagrandi | Contralto: Solange Ferreira | Contralto: Mariana Valença | Tenor: Luiz Guimarães | Tenor: Ernani Mathias | Baixo: Aldo Duarte | Baixo: Sabah Teixeira | Regente e cravista: Delphim Rezende Porto

Mais informações pelo Portal do SESI. (Carta Campinas com informações de divulgação)