Artmanhas do Som e São Paulo Schola Cantorum se apresentam em Mostra de Música Erudita

Nos próximos dias 30 e 31 de maio, acontece no SESI Campinas Amoreiras uma Mostra de Música Erudita, com espetáculos musicais e aulas concerto.

Artmanhas do Som (Foto: Divulgação)

No dia 30 de maio, às 15h, acontece uma aula concerto com o grupo Artmanhas do Som. Na aula, será trabalhada a obra “Carnaval dos Animais”, do compositor francês Camile Saint-Saens.

A proposta é sugerir que os alunos criem personagens com diferentes características e associem músicas com cada um desses personagens, exemplo: qual seria a música para um velho bem rabugento? Para discussão: Por qual motivo ouvimos música? Para dançar? Para relaxar? Ou simplesmente para nos isolarmos da vida cotidiana? Ouvir o Carnaval do Animais de Saint-Saens e criar um texto para cada animal. Trechos dos melhores textos serão lidos na apresentação do grupo.

O grupo se apresenta no mesmo dia, às 20h. O espetáculo apresenta a obra célebre de Saint-Saens, “O Carnaval dos Animais”, com piano e narração teatral. O concerto apresenta a obra, de 1886, em uma versão para piano a quatro mãos. Além dos pianistas, um narrador e técnicas teatrais conduzem a peça, com texto original retratando o cenário político-social brasileiro. 
Apesar da aparente inocência e infantilidade, O Carnaval dos Animais representa uma mordaz crítica ao cenário musical de Paris no final do século XIX. Cheia de referências a outros compositores, Camille Saint-Saens –compositor, organista, maestro e pianista francês da Era Romântica, proibiu a execução da obra, sendo a estreia em concerto póstumo. 

Série: Música Erudita: Caminhos e contrastes, 60 min.
Piano: Ilso Muner e Lúcia Amato | Narração: Lucas Pradino | Texto: Fernand Alphen

No dia 31 de maio, sexta-feira, às 15h, o São Paulo Schola Cantorum realiza uma aula concerto.

São Paulo Schola Cantorum

O espetáculo “O Som Sagrado do Brasil” apresenta ao público a música e a história do nosso país através das vozes e do Cravo vermelho. Embora a distância entre os compositores e suas partituras do nosso público possa parecer grande à primeira vista, graças à mediação de nossos artistas torna-se discreta à medida que a voz concretiza as emoções imaginadas e o cravo preenche de harmonias a sala de concertos.

A apresentação do processo de restauro das partituras, bem como a leitura das obras ao cravo, instrumento ainda pouco conhecido das nossas plateias, certamente facilitará o acesso ao repertório – processo que poderá ser realizado antes da apresentação.

Permeada de grande expressividade, a seleção que o grupo propõe, juntamente com o comentário literário das obras do Pe. António Vieira, orador lembrado ainda hoje por sua ação em defesa dos povos indígenas, promete comover, sem distinções, o público.

No mesmo dia, às 20h, o grupo apresenta o concerto “O Som Sagrado do Brasil”. Valorizando a cultura sacra, o concerto apresenta a literatura do canto de coral.

Imigrantes de todas as partes do mundo trouxeram para o Brasil uma longa lista de costumes e modos de compreender a vida, fazendo do país um lugar plural e rico, especialmente em relação às diversas crenças que aqui sempre conviveram. Em “O som sagrado do Brasil”, o grupo propõe uma narrativa laica da História do Brasil mediada por seus monumentos musicais ligados ao patrimônio sacro nacional.

Nascida para a popularização da literatura musical sacra erudita no país, a São Paulo Schola Cantorum tem realizado diversas apresentações em importantes espaços do patrimônio sacro histórico paulista, somando mais de 20 mil expectadores.

Série: Música Erudita: Caminhos e contrastes, 60 min.
Soprano: Regiane Martinez | Soprano: Viviane Casagrandi | Contralto: Solange Ferreira | Contralto: Mariana Valença | Tenor: Luiz Guimarães | Tenor: Ernani Mathias | Baixo: Aldo Duarte | Baixo: Sabah Teixeira | Regente e cravista: Delphim Rezende Porto

Mais informações pelo Portal do SESI. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente