(imagem saperlote cc)

A música é encantadora por si só. Ela é capaz de tocar o âmago de cada indivíduo que atinge, em muitas intensidades. A melodia, o ritmo, a harmonia, todos estes itens são capazes de influir no dia de alguém e proporcionar diferentes sentimentos. Há quem ouça músicas para extravasar a felicidade, outros escutam para ter uma companhia em momentos de tristeza, e há muitos que fazem das canções fator de motivação durante a prática de esportes.

Uma frase que talvez sintetiza bem a presença da música em nosso cotidiano é de autoria de Arthur Schopenhauer, um dos maiores filósofos da história: “a música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende”. A citação do escritor alemão toca em uma questão profunda, imaterial: a representação poética da vida em códigos que só podemos entender por meio de notas e ritmos, já que nossa racionalidade é incapaz de uma compreensão puramente lógica da música.

E, assim como na Literatura, em que há livros escritos por mulheres, homens, brancos, negros, heterossexuais, homossexuais — e por todos aqueles que fazem do mundo literário mais plural —, na música isso não é muito diferente. Há diversidade no mundo das estrofes cantadas, seja na figura dos intérpretes ou no conteúdo que proclamam. E algumas dessas estrofes, em especial, encantam quem as ouve. Ao unir alguns versos nesta estrutura, a música ganha contornos ainda mais marcantes, com uma mensagem de impacto e, ao mesmo tempo, de síntese poética; confira 5 exemplos:

1 – “That’s my way and I go / Esse é meu caminho nele eu vou / Eu gosto de pensar que a luz do sol / Vai iluminar o meu amanhecer / Mas se na manhã o sol não surgir / Por trás das nuvens cinza tudo vai mudar / A chuva abraçará e o tempo vai abrir / A luz de um novo dia sempre vai estar / Pra clarear você / Pra iluminar você / Pra proteger / Pra inspirar / E alimentar você”. (That’s my way – Edi Rock e Seu Jorge)

2 – “Te vejo errando e isso não é pecado / Exceto quando faz outra pessoa sangrar / Te vejo sonhando e isso dá medo / Perdido num mundo que não dá pra entrar / Você está saindo da minha vida / E parece que vai demorar / Se não souber voltar ao menos mande notícias / ‘Cê acha que eu sou louca mas tudo vai se encaixar”. (Na sua estante – Pitty)

3 – “Entre o bem e o mal a linha é tênue meu bem / Entre o amor e o ódio a linha é tênue também / Quando o desprezo a gente muito preza / Na vera o que despreza é o que se dá valor / Falta descobrir a qual desses dois lados convém / Sua tremenda energia para tanto desdém / Ou me odeia descaradamente / Ou disfarçadamente me tem amor”. (Linha tênue – Maria Gadú)

4 – “Agora, que faço eu da vida sem você? / Você não me ensinou a te esquecer / Você só me ensinou a te querer / E te querendo eu vou tentando te encontrar / Vou me perdendo / Buscando em outros braços seus abraços / Perdido no vazio de outros passos / Do abismo em que você se retirou / E me atirou e me deixou aqui sozinho”. (Você não me ensinou a te esquecer – Caetano Veloso)

5 – “Que a vida é como mãe / Que faz o jantar e obriga os filhos a comer os vegetais / Pois sabe que faz bem / E a morte é como pai / Que bate na mãe e rouba os filhos do prazer / De brincar como se não houvesse amanhã”.(Amianto – Supercombo)