De 5 de abril a 18 de maio poderá ser vista no Espaço Galeria do SESI Amoreiras, em Campinas, a mostra “Portinari – a construção de uma obra”.

A mostra reúne cerca de 20 estudos e maquetes das obras do pintor, muralista e desenhista que conquistou reconhecimento internacional retratando o cotidiano do país e a desigualdade social, com atualidade surpreendente.

Com curadoria de Luiz Fernando Dannemann, os trabalhos reunidos mostram o processo criativo do artista, ilustrando sua trajetória. Entre eles, há estudos para o painel Guerra e Paz, que Portinari criou para a sede da ONU, em Nova York, entre 1952 e 1956.

Também fazem parte da montagem esculturas criadas pelo artista plástico e membro da família do pintor, Sérgio Campos, que reproduzem personagens de importantes obras de Portinari.

As peças, que contracenam com as obras de Portinari, são uma espécie de continuidade do trabalho do artista, que pretendia eternizar alguns de seus personagens em bronze, mas, com sua morte precoce, aos 59 anos, não conseguiu concluir este projeto.

A exposição tem entrada gratuita. Mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)E

SESI Campinas – Espaço Galeria – Av. das Amoreiras, 450 – Entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias, s/nº – Parque Itália – Campinas – SP