Categories: Economia Política

Para professor da Unicamp, vídeo sem autoria divulgado pela Presidência da República é ‘covarde’

O vídeo divulgado neste domingo (31) pelo Palácio do Planalto corroborando com a defesa do golpe militar que derrubou a democracia vigente, em 1964, é considerado “covarde”, nas palavras do professor do departamento de Ciências Políticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Wagner Romão, que também é presidente da Associação dos Docentes da Unicamp (ADunicamp).

Wagner Romão (foto antonio jose scarpinetti – unicamp)

“É um vídeo covarde, sem autoria. A Secretaria de comunicação da Presidência da República, da maior instituição do país, disseminar o vídeo como se fosse qualquer adolescente. Sem autoria, sem evidência histórica, sem contraponto ou tentativa de sustentação”, critica Romão aos jornalistas Marilu Cabañas e Glauco Faria.

A peça de comunicação divulgada pelo Palácio do Planalto afirmando que o Exército “salvou o país” é parte de um “momento de revisão histórica”, de acordo com o professor, legitimado pela eleição de Jair Bolsonaro que se alimenta, em partes, da relativização da mídia tradicional.

Durante a entrevista, foi lembrado famoso editorial do jornal Folha de S. Paulo, de fevereiro de 2009, que classificou a ditadura que se seguiu ao golpe de 1964 como “ditabranda”.

Mas a tentativa de reescrever a história sobre um dos períodos mais violentos do país vem sendo reforçada por grupos de apoiadores do presidente, redes sociais e pelos membros do próprio governo, como o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que insiste em classificar erroneamente o nazismo como “movimento de esquerda”.

“A gente vive num mundo das bolhas e essas posições são disseminadas sem nenhuma condição de se estabelecer o contraditório”, lamenta Romão. (DA RBA)

Ouça a entrevista:

https://soundcloud.com/redebrasilatual/estrategia-de-imprensa-do-bolsonaro-e-dividir-a-opiniao-publica-diz-romao
Carta Campinas

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

20 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

21 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

21 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

21 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

22 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

23 hours ago