Neste sábado, 13, às 19h, o grupo Matula Teatro apresenta o espetáculo “Exilius”, no Espaço Cultural Maria Monteiro, como parte das atividades da Virada Sustentável de Campinas.

(Foto: Maycon Soldan)

O projeto Exilius, da atriz e pesquisadora Erika Cunha, é resultado de seu doutorado em Artes da Cena UNICAMP, defendido em 2016, sob orientação de Veronica Fabrini. A apresentação do espetáculo acompanha uma exposição fotográfica com imagens dos Acampamentos de refugiados Saharauis feitas por Paolo Cattaneo (do Centro Polesano di Documentazione da Badia Polesine/It). Especialmente para essa apresentação, acontecerá um debate pós-espetáculo com o representante Saharaui Mohamed Ray sobre a atual situação da Causa Saharaui (tanto dos acampamentos de refugiados quanto dos territórios ocupados).

No espetáculo teatral EXILIUS, solo de Erika Cunha, dirigido por Alice Possani, o público é convidado a aproximar-se da atriz, criando um espaço íntimo em que olhos podem se encontrar e compartilhar, por um instante, um espaço que tangencia as fronteiras entre ficção e realidade.

A encenação busca na simplicidade dos materiais usados em cena a força do trabalho da atriz. A dramaturgia mescla a experiência junto aos Saharauis, relatos autorais e textos de Norberto Presta. A partir de um fato verídico, eminentemente político, descobre-se um impulso para uma reflexão sobre a experiência do exílio, sobre a identidade em transformação, como metáfora sobre a resistência.

A entrada é gratuita. Mais informações no evento no Facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
Atuação: Erika Cunha, Direção e Iluminação: Alice Possani, Textos: Norberto Presta, Alice Possani e Erika Cunha, Figurino e Cenário: Juliana Pfeifer, Trilha Sonora: Silas Oliveira, Fotos: Maycon Soldan, Projeto Gráfico: Estúdio Refeel, Registro Audiovisual: Diego da Costa e Ericson Cunha, Fotos Exposição: Paolo Cattaneo, Exposição Fotográfica Ambientada: Anna Kühl e Bruno Cardoso, Apoio Pesquisa de Campo: Laboratório Cisco e Maria Farinha Filmes, Produção: Luiz Eduardo Ferraz, Operação de luz: e som Eduardo Albergaria, Operação Projeção: Carolina Baraglio