Água de Jaguariúna apresenta 24 agrotóxicos acima do limite permitido na União Europeia.

A cidade de Jaguariúna, a 30 km de distância de Campinas, também está com presença de agrotóxicos na água consumida pela população, segundo dados do próprio Ministério da Saúde. Os agrotóxicos apareceram em quase todas as análises feitas entre os anos de 2014 e 2017. Os 27 agrotóxicos pesquisados foram encontrados na água de Jaguariúna, incluindo os 11 que são altamente tóxicos e provocam doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos.

A cidade apresentou grande quantidade de agrotóxicos acima do limite permitido pela legislação da Europa. Entre os 27 detectados nas análises, 24 estavam acima do limite permitido na União Europeia, mas nenhuma acima da legislação brasileira, que é menos rigorosa.

O levantamento desses dados foram obtidos no Ministério da Saúde e tratados em investigação conjunta da Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye.

Esses dados são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento das cidades.

Veja a situação de Valinhos

Veja a situação de Paulínia

Veja a situação de Vinhedo

Veja a situação de Indaiatuba

Veja a situação de Campinas e mais sobre o Brasil

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

7 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

7 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

13 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

14 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

14 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

14 hours ago