Entre as cidades do entorno de Campinas, Sumaré tem uma das águas mais contaminadas com agrotóxicos. Os agrotóxicos apareceram em quase 100% das análises feitas entre os anos de 2014 e 2017. Os 27 agrotóxicos pesquisados foram encontrados na água de Sumaré, incluindo os 11 que são altamente tóxicos e provocam doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos.
Entre os 27 detectados nas análises, 24 estavam acima do limite permitido na União Européia. A cidade apresentou não só grande quantidade de agrotóxicos acima do limite permitido pela legislação da Europa, mas também 3 (Aldrin, Clordano e Endrin) acima do limite brasileiro, que é menos rigoroso. Portanto, esses três em quantidade maior que os outros encontrados.
Em Paulínia, são 5 agrotóxicos acima do limite permitido no Brasil e 22 acima do limite da União Européia.
O levantamento desses dados foram obtidos no Ministério da Saúde e tratados em investigação conjunta da Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye.
Esses dados são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento das cidades.
(foto rooh cordeiro - divulgação) Entre os dias 31 de julho e 9 de agosto,…
(imagem reprodução) O desprezo e o ataque da extrema direita à educação não é apenas…
(foto divulgação) A banda Blues Etílicos desembarca em Campinas no dia 1º de agosto para…
(foto divulgação) Nina Neder y Los Peregrinos sobem ao palco do Teatro Sesi Campinas Amoreiras…
(foto anderson segundo - divulgação) Campinas foi a primeira cidade do Brasil a reconhecer a…
Carmita (foto timbro divulgação) Com curadoria de Carmita Abdo, módulo de agosto aborda os impactos…