Ícone do site Wordpress Site

2ª edição da Virada Sustentável oferecerá mais de 100 atrações, todas gratuitas

Campinas recebe neste sábado e domingo, 13 e 14, a 2ª edição da Virada Sustentável que promove, de forma descontraída e acessível, uma visão inspiradora sobre os resultados positivos da sustentabilidade no dia a dia da sociedade. O evento, que também terá a 4ª edição em Valinhos, na sexta, dia 12, oferecerá mais de 100 atrações, todas gratuitas e distribuídas em 15 pontos das duas cidades.

(Foto: Thais Barbosa)

Em Campinas, as atividades serão realizadas no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), na Praça da Juventude, Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Alceu, Espaço Cultural Maria Monteiro, CIS (Centro Cultural de Inclusão e Integração Social) Guanabara, SESC Campinas, Unicamp, Centro de Lazer Lorenzo Abrão, Aeroporto de Viracopos e APA Joaquim Egídio. Já em Valinhos, os locais escolhidos foram o CACC e o Centro Fundo Social de Solidariedade.

Um dos destaques da programação é a cantora Karina Buhr, que vai fechar com o show “Voz e Tambor” o primeiro dia de atividades em Campinas. A apresentação gratuita começa às 20h30 de sábado, 13, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral.

Praça da Juventude: a Praça da Juventude recebe o projeto “Juventude na Quebrada 5.0”, que incentiva o protagonismo juvenil por meio de atividades esportivas e culturais. Além disso, no sábado, 13, serão disponibilizados diversos serviços sociais, como cadastros no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Cadastro Único, emissão de segunda via de documentos, entre outros.

CEU Mestre Alceu: o CEU Mestre Alceu, no Jardim Florence, terá temáticas ligadas à mobilidade urbana e ciclismo, com uma pedalada musical pelo bairro. O espaço receberá também uma apresentação capitaneada por Rosa Liria Pires Sales, do Samba de Bumbo Nestão Estevam, e um painel de grafite, como uma homenagem ao Mestre Alceu, referência desse patrimônio imaterial da cidade. Para a terceira idade, haverá partidas de vôlei adaptado. Apresentações teatrais e atrações musicais com Dustin Maia, Marília Corrêa e o projeto Arte de Periferia completam a programação.

Lagoa do Taquaral: o espaço contará com uma programação, em sua maioria, voltada para família, sustentabilidade, bem-estar, meio ambiente e solidariedade. Um dos destaques é o Varal Solidário, projeto de arrecadação de roupas que, após a coleta, serão direcionadas ao CEU Mestre Alceu e distribuídas entre as famílias carentes. Outro destaque é a oficina de cosméticos que debaterá a poluição dos rios de forma artística e ensinará a fazer produtos caseiros. Fechando a programação nos dois dias, a Concha Acústica receberá atrações musicais.

Espaço Cultural Maria Monteiro: localizado na Vila Padre Anchieta, as atrações têm como foco a moda, o público LGBTQIA+ e a cultura negra e periférica. Além de oficinas e saraus, será realizado o desfile Febre do Jeans, que marca o lançamento da primeira coleção de roupas da designer Amélie Bortoluzo, que também debaterá a importância da indústria da moda para a sociedade.

CIS Guanabara: o espaço terá forte programação reflexiva e contará com rodas de conversa sobre bioconstrução, ativismo ambiental e diversidade no jornalismo. Integram a programação, ainda, exposições de fotos, exibição de filmes e peças teatrais sobre o feminicídio e a luta por terras. Entre os destaques está a exposição Imaginário Travesty, que expõe as dificuldades enfrentadas por pessoas trans, além de colocar em pauta temas como racismo e empoderamento feminino.

Unicamp: Palco para quem é ligado aos esportes, a universidade irá sediar um campeonato de vôlei misto, além de discutir o significado do esporte dentro da sociedade e seu impacto, abordando temas como inclusão, acessibilidade e gênero. Também ocorrerão ações já estabelecidas no campus, como o Fim de Semana no Museu e o Domingo no Lago.

Aeroporto de Viracopos: ponto com circulação diária de cerca de 25 mil pessoas, Viracopos recebe a exposição Auto Declaração, do artista Samuel de Freitas Pérsio, pedreiro que, por meio de suas obras, visa popularizar a arte e mostrar que ela é para todos. Será realizada no saguão de check-in doméstico.

APA Joaquim Egídio: na Área de Proteção Ambiental de Campinas serão realizadas duas ações para que o público conheça a importância em preservar o espaço e conscientizar as gerações futuras. No primeiro dia da Virada Sustentável Campinas, 13, ocorre a Caminhada Ambiental da Páscoa Solidária. Para participar, basta comparecer ao ponto de encontro: Rua Manoel Herculano da Silva Coelho, 230, às 8h30. E no domingo, 14, será realizado um Passeio Turístico pela região de Sousas e Joaquim Egídio. Além da visita, os participantes irão conhecer importantes espaços, como Igreja de Santana, Praça São Sebastião, entre outros. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site

www.campinas.sp.gov.br/passeioturistico até o dia 12 de abril.

SESC Campinas: retornando às raízes brasileiras, o SESC Campinas receberá atividades relacionadas à cultura indígena. Exibição de filmes e debates com antropólogos e índios marcam esse local da Virada Sustentável.

Centro de Lazer Lorenzo Abrão: por meio do projeto UrbanizArte, o público terá uma visão da identidade e pertencimento local. A socialização e a convivência em comunidade são temas abordados. Brincadeiras, rodas de conversa, capoeira, narração de histórias, entre outras atividades, fazem parte da programação. O Centro de Lazer Lorenzo Abrão fica no Conjunto Habitacional Residencial Olímpia.

A Virada Sustentável Campinas, projeto viabilizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Rouanet, tem o apoio da Prefeitura de Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

2ª Virada Sustentável de Campinas

Quando: 12 de abril em Valinhos e 13 e 14 de abril em Campinas

Programação completa: www.viradasustentavel.org.br

Sair da versão mobile